O ar-condicionado é um item indispensável em qualquer veículo, especialmente em épocas de temperaturas elevadas. No entanto, para garantir o bom funcionamento do sistema, é importante saber utilizá-lo corretamente. Pensando nisso, listamos alguns cuidados com o ar-condicionado do carro que vão ajudar a manter o desempenho do automóvel. 

Quer saber mais? Então continue a leitura e tire suas dúvidas.   

IMPORTÂNCIA DOS CUIDADOS COM O AR-CONDICIONADO DO CARRO

O ar-condicionado automotivo é essencial para proporcionar conforto e bem-estar ao motorista e aos passageiros. No entanto, ele também pode impactar negativamente na saúde das pessoas, afinal tudo que está sendo expelido pelo ar-condicionado é respirado por quem está dentro do carro. 

Diante disso, é fundamental garantir que o sistema esteja devidamente limpo e puro para que possa ser respirado.

Nesse sentido, os cuidados com o ar-condicionado do carro garantem a segurança do sistema, protegendo a saúde dos ocupantes do veículo e evitando gastos inesperados com manutenção corretiva. 

CUIDADOS COM O AR-CONDICIONADO AUTOMOTIVO

O ar-condicionado é muito usado pelos motoristas. Por isso, é importante manter as revisões em dia e adotar práticas que possam garantir o desempenho deste item, além de aumentar sua vida útil. 

1. Faça a limpeza do ar-condicionado 

A limpeza é fundamental para garantir o bem-estar dos usuários do veículo e aumentar a vida útil do sistema. Portanto, a recomendação é higienizar o sistema e trocar o filtro de ar a cada 6 meses para eliminar sujeiras, bactérias e outros elementos que podem prejudicar o sistema e causar mau cheiro.

2. Desligue o ar-condicionado antes de ligar o carro

Além de conservar o aparelho, essa dica é importante para conservar a bateria do carro. Afinal, quando o ar-condicionado está ligado, o veículo demanda maior consumo de energia para dar a partida, diminuindo a vida útil da bateria.

3. Tenha cuidado com a exposição solar

O painel quente, principalmente quando é revestido em couro, demora mais tempo para chegar à temperatura natural. Com isso, as partes quentes emitem um calor que precisa ser vencido pelo ar-condicionado até ele alcançar a temperatura desejada pelo condutor. 

4. Fique atento a ruídos e barulhos estranhos

Os barulhos e ruídos podem indicar a ocorrência de problemas diversos. Por isso, é preciso observar sons estranhos vindos do sistema de ar-condicionado e procurar uma oficina especializada o quanto antes. 

5. Ligue o ar-condicionado frequentemente

Para manter o bom funcionamento desse item é necessário mantê-lo circulando regularmente. Assim, a orientação é ligar o ar-condicionado pelo menos 10 minutos por semana, mesmo em dias frios, para que as válvulas estejam sempre conservadas.

DICAS PARA USAR O AR-CONDICIONADO CORRETAMENTE

Eivite entrar no carro e ligar imediatamente o ar-condicionado. Para tornar o sistema mais eficiente, é preciso seguir alguns passos básicos. 

  1. Abra todos os vidros do carro
  2. Dê a partida com o ar-condicionado desligado
  3. Comece a dirigir com os vidros abertos, assim a sensação de vapor quente vai diminuindo
  4. Só então ligue o ar-condicionado e feche os vidros. 

Agora que você já sabe quais os cuidados com o ar-condicionado do carro, é hora de manter o sistema funcionando corretamente. Seja para instalação ou substituição de peças, na Bompreço Autopeças você encontra tudo o que precisa em condensador, compressor, evaporador e mangueiras para deixar o veículo agradável.
Fale com nossa equipe pelo Whatsapp ou faça seu orçamento pelo site e aproveite nossas condições.