O motor é o coração do carro. Por isso, é importante compreender o funcionamento e os cuidados com o motor para garantir maior vida útil ao veículo. 

O motor tem uma temperatura ideal de trabalho para apresentar menor desgaste, menor índice de emissões de poluentes e melhor desempenho. Assim, é necessário conhecer os componentes, funções, sintomas de problema e cuidados com o motor.

Para saber mais, continue lendo. 

IMPORTÂNCIA DOS CUIDADOS COM O MOTOR 

O motor não pode funcionar frio, nem sobreaquecer – e o sistema responsável por manter essa temperatura é o arrefecimento. Ele é constituído por reservatório de expansão, radiador, válvula termostática, mangueiras, cabeçote, ventiladores, bomba d’água, entre outros.

Assim, é necessário conhecer os principais componentes desse sistema, saber como eles impactam no funcionamento do motor e quais os seus principais defeitos.  

Afinal, os principais problemas que afetam o motor relacionam-se à falta de manutenção, peças defeituosas e uso de óleo ou combustível de má qualidade. Além de superaquecimento e não cumprimento das recomendações do fabricante.

COMPONENTES DO SISTEMA DE ARREFECIMENTO 

1. Bomba d’água 

A bomba d’água promove a troca do calor gerado na combustão e mantém a temperatura adequada do motor. Para isso, ela garante a vazão ideal do líquido e define o tempo de contato dele com as peças quentes e com o radiador.  

Dessa forma, caso ela não funcione corretamente, pode ocorrer o superaquecimento, que gera problemas nas partes internas do motor, fazendo-o fundir. Para evitar esse problema, a dica é reconhecer os sinais de defeito e fazer a manutenção conforme a recomendação.

SINAIS DE PROBLEMA NA BOMBA D’ÁGUA 
– Sensor de temperatura ligado no painel de instrumentos 

Se a luz de advertência do líquido de arrefecimento ou do termostato acender, pode ser sinal de mau funcionamento ou vazamento na bomba. Portanto, pare o carro imediatamente, deixe esfriar e procure vazamentos de água no motor. 

– Vazamento de água 

Caso perceba um vazamento, identifique a cor do líquido. Se for verde, pode ser o anticongelante que fica na água da bomba, mas se for marrom, pode ser o óleo do motor.

– Barulho diferente no motor 

Sons mais altos e com ruídos fortes no motor podem sinalizar problema na bomba d’água. Assim, levante o capô com o carro ligado e faça uma análise visual.

– Ferrugem na bomba 

A bomba d’ água pode precisar ser trocada caso apresente ferrugem. Afinal, alguns componentes do carro ficam expostos à oxidação e podem acabar estragando.  

– Correia solta 

Outro sinal de que a bomba precisa ser trocada é a correia de distribuição solta ou com sinais de desgaste.

CUIDADOS COM A BOMBA D’ÁGUA 

  • Use apenas o líquido de arrefecimento indicado pelo fabricante. 
  • Verifique o nível do líquido anticongelante ou do aditivo.
  • Faça a troca da bomba d’água no prazo indicado pelo manual.
  • Fique atento a possíveis vazamentos.

2. Filtros e óleo 

O automóvel é composto por 3 filtros: de óleo e de ar, que ficam no motor, e de combustível, que fica próximo ao depósito de gasolina. Em comum, todos têm a função de barrar impurezas, garantindo maior eficiência do sistema e otimizando o uso do combustível.

O filtro de ar deve ser trocado a cada 10 mil quilômetros, enquanto o filtro de óleo e o de combustível podem ser substituídos entre 10 mil e 15 mil quilômetros. 

Quanto ao óleo do motor, a recomendação é fazer a troca a cada 6 meses ou a cada 5 a 10 mil quilômetros rodados. Com isso, é possível diminuir o atrito entre as peças. 

Ainda nesse sentido, é importante ter especial atenção à bomba de óleo do motor. Ela fica situada no cárter ou na parte frontal do motor e tem a função de mover o óleo de um lado para o outro, garantindo o fluxo ideal de fluido para manter a lubrificação e o resfriamento.

SINAIS DE PROBLEMA NA BOMBA DE ÓLEO 
  • Luz de advertência acesa no painel, que pode sinalizar problemas no sistema de lubrificação. 
  • Barulho de rajadas no motor do carro, que geralmente está relacionado a desgastes nas partes móveis do motor.
  • Defeito na válvula reguladora de pressão, que pode travar aberta ou fechada.
CUIDADOS COM A BOMBA DE ÓLEO 
  • Utilizar sempre peças de primeira linha;
  •  Adquirir bombas com as especificações recomendadas pelo fabricante; 
  • Trocar o filtro de óleo e o óleo do motor a cada 10 mil km rodados.

OUTROS COMPONENTES IMPORTANTES DO MOTOR 

– Bico injetor 

A manutenção do bico injetor é feita, normalmente, após 30 ou 50 mil quilômetros rodados. No entanto, automóveis que passam muito tempo em congestionamentos ou trafegam por estradas de terra podem precisar fazer a revisão antes desse período. 

– Correia dentada 

A correia dentada costuma ser substituída entre 96 mil e 168 mil quilômetros rodados, caso não apresente rachaduras ou ressecamento.

– Vela do motor 

As velas de motores a gasolina costumam durar de 20 a 40 mil quilômetros, enquanto as de motor a diesel têm vida útil entre 70 mil e 200 mil quilômetros. 

A variação varia conforme o modelo, por isso é recomendado consultar o manual.

– Pistões e anéis do motor 

Os anéis do motor de combustão são responsáveis por controlar a quantidade de óleo nas paredes do cilindro, vedar e controlar a temperatura do motor. São eles: 

  • Anéis de compressão, que asseguram a compressão na câmara de combustão; 
  • Anel raspador, que remove o óleo das paredes do cilindro e controla a compressão junto com o primeiro anel;
  • Anel de óleo, que encaminha o excesso de óleo retirado para o cárter.

O pistão é responsável por converter a energia liberada na combustão em trabalho mecânico e transferi-la como torque para o virabrequim. Essa peça é equipada com anéis do pistão, vedando a câmara de combustão e de trabalho do bloco do motor, limpando o óleo das paredes do cilindro e regulando o consumo de óleo. 

– Junta do cabeçote 

As principais juntas do motor são para cabeçote, tampa de válvulas e cárter, mas hoje vamos falar apenas da junta do cabeçote.

Ela é o revestimento que une o bloco do motor com o cabeçote, vedando completamente as duas partes e assegurando que a água e o óleo não vazem. 

Essa peça também é atingida pelo superaquecimento do motor e pode apresentar alguns sintomas, como: 

  • Indicação de alta temperatura no painel;
  • Fumaça excessiva nos canos de escape;
  • Redução rápida da água do radiador;
  • Velas de ignição úmidas;
  • Falhas no motor.

O componente é desenvolvido para durar toda a vida útil do motor, no entanto é importante ficar de olho para identificar problemas  e fazer a troca quando necessário.

Neste artigo, você viu os cuidados com o motor e quais as principais peças para garantir o funcionamento desse sistema.

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