A função do radiador é de resfriar a água que circula pelo motor, para que a temperatura não suba demais e case danos irreversíveis. Motores mais modernos costumam trabalhar mais quentes, o que não diminui a importância do sistema de arrefecimento.
O sistema de arrefecimento do motor é complexo e exige cuidados constantes. O radiador deve ser verificado periodicamente, pois caso exista resíduos acumulados, eles podem até mesmo fazer com o que motor pare de funcionar. As mangueiras e bomba d’agua também devem ser observadas sempre.
Sempre faça a manutenção do radiador com o veículo desligado e frio, pois caso o veículo esteja quente, a diferença de temperatura pode acabar provocando danos muito graves. Ao verificar o líquido, observe se ele não está com coloração ferruginosa. Após a lavagem do reservatório com água corrente, reponha com aditivo a base de etilenoglicol.
Misture o aditivo com água na proporção estabelecida pelo fabricante. Utilize água potável, pois água que não são puras podem acabar provocando oxidação do radiador devido a presença de minérios como o chumbo. Fique atento ao tempo que o nível da água do radiador diminui, caso seja muito rápido, algum problema pode estar acontecendo.
O uso do aditivo no fluido do radiador é importante para impedir que ocorra travamento da válvula termostática, ressecamento das mangueiras e formação de resíduos que podem gerar entupimento e fervura.
Os problemas mais comuns no radiador são o seu entupimento, mau funcionamento da válvula, vazamento de fluído, problema na tampa e bomba d’agua estragada. É recomendado que pelo menos uma vez ao ano seja realizada uma manutenção para garantir o bom funcionamento de todas as partes.
Íh, pifou? Não desespere! Ligue agora mesmo 62 3507-6000 ou entre em contato pelo site para a Bompreço Auto Peças.