A suspensão é responsável pela sustentação e estabilidade do veículo, amortecendo os impactos e imperfeições do piso e oferecendo maior conforto e segurança aos passageiros. Para saber como manter esse componente em funcionamento, selecionamos algumas dicas de manutenção e cuidados com a suspensão do carro.

Importância dos cuidados com a suspensão do carro

O sistema de suspensão do carro é composto por amortecedores, molas, pivôs, barras de sustentação e buchas. Quando esses itens apresentam desgaste, a dirigibilidade é afetada e o desgaste dos pneus fica acentuado, o que pode gerar acidentes graves.

Cuidados com a suspensão do carro

  • Inspeções periódicas

Um dos principais cuidados com a suspensão do carro é fazer a manutenção periódica. Se o veículo não passar por nenhuma batida, a suspensão deve ser verificada a cada 20 mil quilômetros, em média.

Para ter certeza do período ideal para a revisão, lembre-se sempre de consultar o manual do fabricante.

  • Forma de dirigir

A forma de dirigir e as ruas por onde se passa desgastam o sistema de suspensão do veículo. Por isso, a dica é evitar ruas muito esburacadas e não passar em lombadas e buracos em alta velocidade.

  • Peso carregado

A durabilidade da suspensão do carro também depende do peso carregado. Portanto, é recomendado evitar excesso de passageiros ou carga excessiva na carroceria ou bagageiro.

  • Alinhamento e balanceamento

Os cuidados com a suspensão do carro envolvem também o alinhamento e o balanceamento, que ajudam a prevenir o desgaste prematuro dos amortecedores. Essa prática é importante para prolongar a vida útil desse item.

  • Atenção a problemas comuns
  1. Barulhos fortes
  2. Instabilidade na direção
  3. Pneus desgastados
  4. Falta de estabilidade
  5. Vazamento
  6. Molas danificadas
  7. Rachaduras no monobloco

Caso perceba algum dos sinais acima, a recomendação é levar o carro para seu mecânico de confiança verificar se há problemas na suspensão. Além desses cuidados com a suspensão do carro, uma dica importante é trocar todo o sistema, o que evitará a perda de eficiência do conjunto.

Para mais dicas e informações sobre o mundo automotivo, acompanhe o blog e fique de olho em nosso Facebook. Na hora de trocar suas peças, conte com quem é referência em produtos originais. Acesse nosso site e confira nossas linhas.