Antes de aproveitar o feriado para pegar a estrada, é preciso fazer a revisão do carro no carnaval para garantir uma viagem mais tranquila e segura. 

Para quem está planejando uma viagem de carro com a família ou os amigos, a dica é tomar alguns cuidados. Por isso, é fundamental fazer a revisão do carro no carnaval para pegar a estrada com mais tranquilidade e confiança. 

Pensando nisso, preparamos uma lista que vai ajudar você a planejar seu feriado e garantir que todos os componentes do carro estejam funcionando adequadamente, além de oferecer segurança aos passageiros e outros motoristas.

REVISÃO DO CARRO NO CARNAVAL: O QUE VOCÊ PRECISA CHECAR? 

1. MOTOR

Para o motor do carro funcionar corretamente, é fundamental manter a revisão em dia. Para isso, uma das principais dicas é observar se há vazamento de fluídos, como o óleo de motor.

2. FREIOS

Os freios são essenciais para evitar acidentes, batidas e outros problemas. Diante disso, é necessário mantê-los conservados e em perfeito funcionamento. Assim, é primordial verificar o óleo do freio, a luz de freio, a pastilha e o disco de freio e o freio de mão.

Além disso, não deixe de verificar se o veículo apresenta algum problema durante as frenagens, como trepidações, demora na resposta, inoperância ou ruídos. 

3. TRANSMISSÃO

Faça a revisão de todas as peça que compõem o sistema de transmissão: embreagem, caixa de câmbio, diferencial e semi eixo, afinal esse sistema é responsável por transformar a energia do motor em potência, fazendo as rodas girarem.

4. Sistema elétrico 

Uma pane no sistema elétrico durante uma viagem pode impactar no funcionamento de luzes, limpadores de pára-brisa e vidros elétricos. Portanto, o ideal é avaliar a bateria e o alternador a cada 6 meses e fazer a manutenção antes de pegar a estrada. 

Assim, depois da revisão do carro no carnaval, verifique se todas as luzes estão funcionando corretamente: faróis, setas, luzes de freio e luzes de ré. 

5. Pneus 

Antes de viajar, cheque a pressão dos pneus e faça a calibragem de acordo com a quantidade de passageiros e o peso da bagagem, lembrando de preparar também o estepe. 

Outro ponto importante na revisão do carro no carnaval é a avaliação do desgaste dos pneus através do TWI (Tire Wear Indicator – Indicador de Desgaste do Pneu). Afinal, pneus com sulcos menores que 1,6 milímetros de altura oferecem risco de segurança e podem gerar multa e registro de infração na carteira de habilitação do condutor. 

6. Alinhamento e balanceamento 

Para garantir maior vida útil do produto, é fundamental fazer o alinhamento e o balanceamento a cada 10 mil km ou ao observar vibrações na direção ou outros problemas na direção.

7. Radiador

Para garantir o desempenho adequado do automóvel, peça ao seu mecânico de confiança para verificar se a água do radiador está operando na proporção correta em relação ao aditivo e se o motor está operando acima ou abaixo do indicado. 

8. Amortecedor 

O amortecedor é responsável por manter os pneus em contato com o solo, conferindo estabilidade e dirigibilidade ao veículo. Assim, ao fazer a revisão do carro no carnaval, avalie esse componente com atenção. 

9. Baterias

A bateria acumula e fornece energia para o motor de partida, além de ser responsável pela alimentação do sistema de ignição, injeção eletrônica e iluminação. 

Portanto, ao levar o carro para a manutenção, peça para o profissional observar se há dificuldade em dar a partida no motor, oxidação nos terminais e acendimento da luz de alerta no painel do veículo.

10. Palhetas 

A chuva é um dos maiores perigos para quem está na estrada. Portanto, é indicado verificar se os limpadores de pára-brisa estão em boas condições de uso, afinal elas são importantes para garantir a visibilidade e, consequentemente, a segurança de todos. 

Assim, observe se as palhetas estão desgastadas ou ressecadas e faça a substituição quando necessário. 

11. Extintor de Incêndio, Triângulo,  Macaco e Chave de Roda 

Confira se todos os itens de segurança estão dentro do carro e aptos a serem utilizados em caso de uma emergência.

CONCLUSÃO

Para mais dicas, continue acompanhando nosso Instagram e fique de olho nas condições especiais da Bompreço Autopeças para cuidar bem do seu veículo.  Fale com nossa equipe pelo Whatsapp ou acesse o site e faça seu orçamento.  

Para ir direto para a página de alguns produtos listados neste artigo, clique nos links abaixo e consulte a peça ideal para o seu veículo: