Muitas pessoas sonham em ter um carro e trabalham duro para conseguir a quantia necessária. Mas, além de pensar no valor do veículo, o motorista precisa planejar o custo de manutenção do carro, o que envolve gastos com manutenção preventiva, combustível, impostos e licenças.

Entenda como calcular o custo de manutenção do carro

Para calcular o custo de manutenção do carro é essencial saber quais itens devem ser trocados com mais frequência, além de ter um mecânico de confiança para executar as trocas da melhor forma.

  • Óleo

A troca do lubrificante do carro varia de acordo com o óleo utilizado, porém a quilometragem indicada para essa manutenção pode ser encontrada no manual do proprietário.

Uma dica para calcular a data da próxima troca é saber a média de quantos quilômetros o veículo roda por mês. Para quem dirige regularmente, a manutenção do lubrificante deve ser feita, em média, pelo menos duas vezes ao ano.

  • Filtros

O filtro de lubrificante deve ser checado a cada troca, mas carros que rodam muito devem substituir o componente pelo menos uma vez ao ano ou de acordo com a necessidade.

Já os filtros de ar e combustível devem ser checados nas revisões periódicas e trocados quando estiverem muito sujos.

  • Combustível

Para saber quanto gasta com combustível por mês, zere a contagem de quilômetros do carro ao encher o tanque. O cálculo é feito considerando a razão entre os quilômetros rodados por litro.

Importante: ao fazer esse cálculo, lembre-se de que o consumo de carros 1.0 é menor que o de modelos mais potentes e o consumo na rua é diferente do consumo em rodovias e estradas de terra.

  • Amortecedores

Os amortecedores devem ser revisados a cada 40 mil quilômetros e a troca deve ser feita ao perceber sinais como trepidações ou barulhos ao passar em terrenos irregulares.

  • Alinhamento e balanceamento

A revisão de rodas e pneus deve ser feita antes de longas viagens ou devido ao uso constante do veículo, especialmente se rodar em locais onde o asfalto não é regular.

Tecnologia para calcular o custo de manutenção do carro

Para calcular a média de custo de manutenção do carro, a dica é usar uma planilha ou aplicativos específicos para gastos automotivos. Esses recursos ajudam a acompanhar corretamente a matemática e as proporções de consumo, tempo e gastos, evitando problemas maiores e custos excessivos.

Para mais dicas sobre o mundo automotivo, acompanhe o blog da Bompreço Auto Peças. Visite nosso site ou vá até uma de nossas lojas e conte com a experiência de quem é referência no mercado.