A luz de freio tem a função de sinalizar que o carro está freando, alertando os outros motoristas que estão na via e, dessa forma, evitando uma colisão traseira. Assim, por ser um componente importante para a segurança no trânsito, é necessário ficar atento ao pisar no pedal para verificar se há algum defeito na luz de freio.

Portanto, para entender como funciona esse sistema, quais os principais problemas na luz de freio e a causa de cada um, continue lendo.  

COMO FUNCIONA A LUZ DE FREIO? 

No Brasil, as luzes de freio têm a cor vermelha e devem estar posicionadas junto às luzes de direção, à esquerda e à direita do veículo, porém alguns modelos podem ter uma terceira luz de freio, que normalmente fica localizada acima do vidro traseiro.

O sistema de acionamento de luzes de um carro é composto por quatro equipamentos:

– Fusível

Localizado, geralmente, próximo à direção, na parte inferior do painel, tem a função de evitar que o sistema seja danificado ao receber uma carga maior do que o comporta.

– Interruptor de luz de freio 

Também conhecido como sensor de luz de freio ou “cebolinha”, fica junto ao pedal de freio. Ele é responsável por liberar a corrente para o circuito e acionar as luzes. 

– Duas lâmpadas de 21 watts

São os itens que sinalizam aos motoristas que estão atrás do carro que o veículo está reduzindo a velocidade.

– Fiação que faz as ligações elétricas

É o componente responsável por conduzir a corrente elétrica da bateria até as lâmpadas.

Dessa forma, as luzes de freio devem acender assim que o motorista aciona os freios. Quando isso demora ou não acontece, aumenta o risco de acidentes. Além disso, caso o veículo seja parado em uma blitz,  o motorista pode receber uma multa de mais de R$ 100,00, quatro pontos na carteira e, em algumas situações, ter o veículo apreendido. 

DEFEITO NA LUZ DE FREIO: PRINCIPAIS PROBLEMAS 

Se as luzes de freio do carro não acendem, o defeito deve estar em algum dos equipamentos listados acima. Portanto, é preciso ficar atento a alguns detalhes para identificar o problema de forma rápida e fácil.

1. Problemas nos fusíveis

O defeito na luz de freio acontece, principalmente, por falhas nos fusíveis, que ficam localizados junto ao pedal de freio e estão conectados a fios que são utilizados para testar se o problema está nessa parte.

2. Interruptor (cebolinha) 

Defeitos no interruptor também são muito comuns e podem levar ao acendimento da luz EPC no painel do carro. Caso o modelo não tenha essa sinalização, o mecânico utiliza um multímetro para verificar se o sensor de luz de freio está distribuindo carga para as lanternas.

3. Fios 

Outra causa de defeito na luz de freio é um fio desconectado ou solto, que pode acontecer quando há alguma adaptação no veículo, como a instalação do sistema para ligação de carretinhas de engate.

4. Lâmpada queimada

Caso o problema não seja encontrado com as orientações anteriores, a luz de freio pode estar com as lâmpadas queimadas. Nesse caso, basta substituir o componente de acordo com as orientações do manual do fabricante.  

DICA BÔNUS: POR QUE A LUZ DE FREIO NÃO APAGA? 

Outro defeito na luz de freio acontece quando elas permanecem ligadas mesmo sem o acionamento do pedal de frenagem, o que pode afetar as lâmpadas e fusíveis, além de aumentar o consumo de energia e, como resultado, prejudicar a bateria do veículo.

Nesse caso, a orientação é observar se: 

Independente do defeito na luz de freio, a orientação é levar o carro no seu mecânico de confiança para que o problema seja analisado e resolvido. Além disso, é fundamental manter a revisão em dia. 

Para isso, a Bompreço Autopeças oferece peças de qualidade com as melhores condições de pagamento para que você possa sempre cuidar do seu carro. Portanto, para verificar a disponibilidade de itens e solicitar o orçamento, acesse nosso site ou fale com nossa equipe pelo Whatsapp