Muitas pessoas aproveitam o feriado para pegar a estrada e curtir alguns dias de descanso fora de casa. No entanto, é preciso lembrar que esses momentos exigem cuidados específicos para o carro não ficar parado. Pensando nisso, selecionamos algumas dicas de mecânica para mulheres e homens que estão planejando a próxima viagem.  

Continue a leitura e saiba mais!  

IMPORTÂNCIA DA REVISÃO DO CARRO PARA VIAJAR 

A revisão do carro antes de pegar a estrada é fundamental para o motorista ter certeza de que todos os componentes estão funcionando adequadamente. Isso é importante porque traz segurança para todos que estão no trânsito, além de promover economia, afinal a manutenção preventiva fica mais barata do que o conserto de problemas mais graves.

No entanto, pode ser difícil saber quais sistemas precisam de atenção quando não se tem afinidade com o assunto e não conhece boas dicas de mecânica. Especialmente porque algumas oficinas mal intencionadas aproveitam essa falta de intimidade para tirar proveito da situação, especialmente quando atendem o público feminino, afinal a cultura estimula muito pouco a relação da mulher com os veículos.

Por isso, o principal passo para evitar e resolver problemas mecânicos é saber o jeito certo de cuidar do veículo e contar com a parceria de um profissional de confiança. 

DICAS DE MECÂNICA PARA MULHERES 

A revisão é imprescindível para preparar o carro para viagens. No entanto, mais do que isso, é necessário conhecer as principais dicas de mecânica para mulheres e homens para garantir a segurança na hora do trajeto. 

Veja a seguir quais itens merecem atenção: 

1. Fluidos

Para rodar na estrada, o carro precisa se esforçar mais para entregar uma velocidade média maior do que na cidade, o que torna essencial manter os fluidos em dia.

Portanto, antes de viajar, verifique o nível e o aspecto dos óleos, respeitando os períodos de troca de óleo e a validade dos filtros.

2. Correias

As correias se desgastam com o tempo e podem arrebentar durante a viagem, gerando um estrago enorme. Por isso, é recomendado fazer a troca do componente de acordo com o prazo recomendado pelo manual, principalmente no caso de viagem.

3. Freio

A pastilha e o disco de freio são essenciais para garantir a segurança do carro, afinal têm a função de fazer o veículo reduzir a velocidade até parar. 

Diante disso, é essencial ficar atento a barulhos que podem indicar problemas:  

  • Assobio: pode indicar um defeito na pastilha, que pode ser lixada para solucionar o problema;
  • Ruído metálico: indica que a pastilha se desgastou, ficando apenas a base metálica, o que reduz a eficiência do freio. 

Por isso, se escutar esse tipo de som, vá até uma oficina para efetuar o reparo do freio. 

4. Motor 

Uma das principais dicas de mecânica para mulheres é ler o manual do veículo para conferir diversas informações importantes, como o significado das luzes no painel. Um dos problemas identificados por essas luzes é o superaquecimento do motor, que acontece por falha no sistema de resfriamento. 

Essa situação leva o motor do carro a ultrapassar a temperatura ideal de trabalho e indica a necessidade de parar o carro imediatamente em um local seguro.

Dessa forma, para evitar problemas nesse sistema, é preciso ficar de olho no líquido no reservatório do radiador, analisando sinais de vazamento e problema na válvula termostática. Além disso, é preciso procurar um mecânico de confiança.

5. Pneus 

Na hora de preparar o carro para a viagem, é importante verificar o pneu do carro. A dica é fazer a calibragem a cada 15 dias, de acordo com a pressão indicada no manual do veículo. 

Além disso, é essencial fazer o rodízio, alinhamento e balanceamento dos pneus a cada 10 mil quilômetros.

6. Bateria 

Minimizar o esforço na partida do veículo é essencial para a bateria durar mais tempo. Por isso, a dica é desligar os faróis, o ar condicionado, o som e demais equipamentos que necessitem de energia ao ligar o carro, pois o motor de arranque já exige bastante da bateria.

7. Ferramentas

Por fim, antes de pegar a estrada, não esqueça de conferir se todos os itens estão no veículo e funcionando corretamente: triângulo, macaco, chave de roda e caixa de ferramentas. 

Com essas dicas de mecânica para mulheres e homens você garante uma viagem mais segura e tranquila e curte muito mais o seu feriado. 

Para isso, aproveite as condições especiais da Bompreço Autopeças e faça a revisão preventiva do seu veículo. 

Fale com nossa equipe pelo Whatsapp ou acesse o site e faça seu orçamento.

Para ir direto para a página dos produtos listados neste artigo, clique nos links abaixo e consulte a peça ideal para o seu veículo: