Na hora de abastecer o carro, é necessário estar atento a alguns cuidados e precauções que podem evitar problemas e melhorar o desempenho do veículo. Entre as questões mais importantes estão a bandeira do posto de gasolina, a mistura de tipos distintos de combustíveis, a frequência de uso entre outros.

Confira nossas dicas sobre os cuidados necessários ao abastecer o carro

Reveze entre gasolina comum e aditivada

O uso constante da gasolina comum gera resíduos nas tulipas das válvulas, o que aumenta um pouco o consumo e as emissões. Para evitar isso, a dica é usar também a gasolina aditivada, que tem aditivos com ação detergente/dispersante, que limpam o sistema de alimentação do motor.

Sem sujeiras, a mistura entre ar e gasolina gera mais energia, o carro anda mais e bebe um pouco menos.

Não use apenas um combustível em carros flex

Nos carros flex, é possível perceber vantagem em mudar de combustível de vez em quando, pois o álcool limpa o motor e a gasolina é lubrificante. Por isso, indica-se a troca completa do combustível a cada dez tanques, em média.

Mas fique atento! Após substituir o produto, a dica é dirigir por pelo menos dez quilômetros sem desligar para que o sistema reconheça a mudança do combustível, evitando a falha no funcionamento na próxima partida.

Abasteça em postos de confiança

Ao abastecer o carro, é essencial escolher postos confiáveis, que mantenham a nota fiscal da compra do combustível e venda apenas combustíveis da marca de sua bandeira, quando tiver. Além disso, uma boa dica é conferir o rendimento do combustível e verificar se está de acordo com o consumo médio do veículo.

Outra medida importante é verificar se a bomba de combustível possui o selo do Inmetro e o lacre para evitar a instalação de dispositivos que levem à fraude.

Atenção à qualidade do combustível para abastecer o carro

  • Etanol

Observe o nível do densímetro para checar a proporção de água tem no combustível. O limite permitido pela ANP é de 5% e o combustível deve estar limpo e sem impurezas. Se perceber que está alaranjado, é sinal de irregularidade.

  • Gasolina

Se perceber algo errado na gasolina, peça o teste da proveta para medir o percentual de etanol misturado à gasolina. O valor deve ser de 27% em gasolina comum e 25% na premium, de acordo com as normas da ANP. Fique atento também à validade da gasolina, que é de até três meses no depósito do posto.

Elimine a batida de pino

Quando a gasolina está queimando antes do ponto correto, ela gera a sonora “batida de pino”. Um dos motivos para esse problema pode ser o combustível e a solução é optar pela gasolina premium ou pelo álcool. Dessa forma, o sistema eletrônico retarda o centelhamento da vela e elimina o ruído.

Além desses cuidados básicos, fique atento ao parar no posto para abastecer o carro. Saia do veículo, preste atenção no tipo de combustível usado e confira o valor cobrado. Para mais dicas, acompanhe o blog da Bompreço Auto Peças e compre peças de qualidade em nossas lojas.