Em 2017, a venda de carros usados com 4 a 8 anos continuou subindo, alcançando o título de segunda faixa mais negociada. Os modelos seminovos se tornam interessantes graças à desvalorização amortizada e à boa relação custo-benefício, além da mecânica quase igual à dos carros novos. Para eleger o seu, confira as dicas de como escolher um carro usado e saiba quais itens merecem atenção.

Dicas de como escolher um carro usado

Escolher um veículo seminovo exige cuidado e atenção. Pensando nisso, confira nossas dicas para escolher um carro usado e entenda a importância de cada etapa.

  • Escolha com calma

Pesquise com calma, não se deixe influenciar pelo vendedor e não demonstre grande necessidade de adquirir o veículo naquele momento. Com essas práticas, as chances de fazer um bom negócio aumentam bastante.

  • Conheça o histórico da marca

Uma das principais dicas para escolher um carro usado é conferir se o modelo possui revenda fácil. Para obter essa informação, é recomendado pesquisar sobre a marca de interesse, ver se ele está na lista dos mais desvalorizados e se já saiu de linha, o que torna a manutenção e substituição de peças mais difícil.

  • Teste antes de comprar

O test drive ajuda a ter uma impressão geral do carro, permitindo conferir o conforto, a dirigibilidade e barulhos estranhos de série. Uma boa dica é alugar um veículo mais antigo do modelo desejado para sentir os efeitos do tempo sobre ele.

  • Atente-se à quilometragem

Na hora de escolher um carro usado, é fundamental conferir a quilometragem do veículo. Carros com baixa rodagem são mais valorizados porque têm maior conservação e menor necessidade de manutenção. Já veículos com alta quilometragem necessitam de uma vistoria mais detalhada.

  • Veja se o veículo não foi batido

Colisões podem causar avarias capazes de desvalorizar o preço do carro. Na maioria das vezes, o comprador consegue identificar as cicatrizes que a batida causou. Por isso, é necessário observar o carro seco e limpo, durante o dia, para checar diferenças na pintura, simetria entre as portas, para-choques e teto.

  • Confira garantias e revisões

Ao escolher um veículo seminovo, confira no Manual do Proprietário se as garantias e revisões de fábrica estão em dia e cobre por essa extensão. No caso de veículos mais antigos, negocie com o vendedor uma garantia por escrito em um período maior que 90 dias das principais peças do carro.

Itens que precisam de atenção ao escolher um carro usado

  1. Pneus: verifique o estado dos 4 pneus e lembre-se também do estepe.
  2. Amortecedores: cheque se o carro está entre 50.000 e 60.000 km rodados e se os amortecedores já foram substituídos.
  3. Correia dentada: solicite a nota fiscal da troca da correia dentada e garanta que a troca não ultrapassou 50.000 km ou 3 anos.
  4. Superaquecimento: manchas rosadas nas conexões das mangueiras, ao lado da válvula termostática, no radiador e ao lado da tampa amarela do reservatório de água do motor podem indicar vazamentos ou mau funcionamento do sistema.
  5. Direção hidráulica: confira a presença de ruídos ou vazamentos nesse item.

Depois de escolher um carro usado, fique de olho em nossas dicas e informações sobre o mundo automotivo. Acompanhe o blog da Bompreço Auto Peças e o perfil no Facebook e saiba como manter seu carro novo por mais tempo.