O começo do ano é o período ideal para fazer a revisão do carro e deixar tudo preparado para a correria do dia-a-dia. Entre os componentes que merecem atenção, o óleo é fundamental, pois garante o bom funcionamento do motor. Para saber o que fazer, confira algumas dicas para a troca de óleo.

Dicas para a troca de óleo

  • Quando fazer

A troca de óleo deve ser feita quando alcançar o período recomendado pelo fabricante. No manual do proprietário você encontra informações importantes, como o prazo para a troca, o tipo de óleo adequado e quantos litros devem ser usados.

Uma dica importante é trocar o filtro de óleo sempre que trocar de óleo, garantindo que o motor não fique impregnado por impurezas.

  • Quando completar o nível

As folgas do motor e a queima parcial na câmara de combustão provocam a redução do nível do óleo. Por isso, enquanto não chega a data de fazer a troca, a dica é completar o nível.

Para medir o nível e ter um resultado mais assertivo, o carro deve ficar em um local plano e com o motor frio, de preferência após 10 minutos com o carro parado. Se o resultado estiver entre o mínimo e o máximo, não é precisa completar.

  • Escolha da oficina ou posto

Entre as dicas para a troca de óleo, a escolha do lugar é uma das mais importantes. Para garantir que o procedimento seja feito corretamente, o óleo deve ser trocado em um posto ou oficina.

  • Temperatura do motor para a troca de óleo

Se para medir o nível do óleo a dica é manter o carro frio, na hora de retirar o óleo para a troca é bom que o motor esteja quente. Dessa forma o óleo fica mais fluido e fino, facilitando o processo.

Dicas para a escolha do óleo

Entre as dicas para a troca de óleo, um tópico que merece atenção é a escolha do óleo, afinal existem diversos modelos, cada um com suas características e indicações.

Para saber mais sobre os tipos de óleo, leia aqui.

Independente das dicas e opiniões de amigos, a recomendação mais importante é seguir o que está indicado no manual do veículo. Isso é importante porque o motor foi desenvolvido para rodar com um óleo específico, evitando o desgaste e o aumento do consumo de combustível.

Em caso de emergência, a dica é usar um óleo com aditivos de nível superior ao do indicado para seu carro. Além disso, usar o óleo adequado vai dar uma força extra para o motor em dias frios.

 

Para mais informações sobre como deixar a manutenção de seu veículo em dia, acompanhe o blog da Bompreço Auto Peças e conte com nossos atendentes para te ajudar na escolha dos melhores produtos para seu carro. Vá até uma de nossas lojas ou acesse nosso site.