Os danos provocados por vias esburacadas podem interferir diretamente no sistema de suspensão do carro. Como resultado, os buracos podem provocar desgaste antecipado de componentes do sistema de suspensão, como molas, amortecedores e buchas de borracha, por exemplo.

Diante disso, para cuidar melhor do seu carro, saiba quais os sinais mais comuns de problemas gerados por vias esburacadas e confira dicas que ajudam a evitar essa situação.

Sintomas dos danos provocados por vias esburacadas

Um dos sintomas mais comuns dos danos provocados por vias esburacadas é a trepidação no volante, geralmente causada pelas rodas desbalanceadas. No entanto, existem outros sinais que podem demonstrar problemas. Confira a seguir.

  • Desalinhamento: se a direção pender para um dos lados, mesmo com o volante reto, é necessário fazer o alinhamento no sistema. Esse serviço também previne o desgaste irregular e/ou acelerado nos pneus.
  • Vazamento nos amortecedores: quando há impacto regular começam a vazar fluidos dos amortecedores e sua vida útil diminui. Caso isso aconteça, a recomendação é trocá-los.
  • Barulhos e pancadas: as buchas e coxins de sustentação também podem deixar de fazer seu trabalho com eficácia. Com isso, a suspensão começa a fazer barulhos e dar pancadas secas de fim de curso.
  • Bolhas nos pneus: além dos cortes e furos, também é comum perceber bolhas nos pneus. Porém, elas não devem ser estouradas. Essas bolhas podem gerar ruptura interna do pneu e vazamento de ar, ou seja, se o pneu for submetido a um esforço grande, ele pode estourar.

Além disso, as vias esburacadas também podem provocar perda do balanceamento, empeno das rodas e quebra do pivô.

Dicas para evitar danos ao veículo

Para evitar danos provocados por vias esburacadas, selecionamos algumas dicas que podem fazer toda a diferença.

  • Evite entrar com a roda na guia, pois isso prejudica o rolamento da roda, murcha o pneu, danifica a suspensão e a banda lateral.
  • Nunca passe por valetas e lombadas (quebra-molas) na diagonal, pois isso deixa uma das rodas suspensas e todo o peso fica distribuído nas outras, torcendo o monobloco.
  • Nunca vire a direção com o carro parado, pois isso exige muito dos terminais de direção, dos pivôs e da caixa de direção hidráulica, que pode apresentar vazamento de óleo hidráulico pelos retentores.

Importância da Manutenção

A manutenção ajuda a evitar os danos provocados por vias esburacadas. Para isso, é importante adotar alguns cuidados:

  • Alinhamento: faça o serviço no tempo indicado pelo fabricante, pois deixar de alinhar faz com que seja aplicada maior força no volante para corrigir o curso.
  • Balanceamento: mantenha o veículo balanceado, afinal rodas desbalanceadas geram maior trepidação em todas as buchas e terminais de direção, provocando folgas.
  • Pneus murchos: calibre os pneus de acordo com a recomendação do manual. Afinal, pneus murchos causam desgaste acelerado nos pivôs, nos terminais, nas barras de direção e nos pneus, o que exige mais esforço da caixa de direção hidráulica.

Tem mais dúvidas sobre danos provocados por vias esburacadas? Deixe sua mensagem abaixo! Para mais dicas e informações, acompanhe nosso blog e fique de olho no Facebook e no Instagram.