Durante os feriados, muita gente aproveita para pegar a estrada e curtir o descanso em locais próximos ou mais distantes. Para fazer uma viagem de carro mais tranquila e garantir a segurança de todos os ocupantes, preparamos algumas dicas de revisão para evitar problemas.

Dicas para viagem de carro: cuidados na estrada

Na rua ou na estrada, sempre preste atenção e obedeça a sinalização. Além disso, não ultrapasse o limite de velocidade, fique atento aos caminhões e use a seta quando for trocar de faixa.

No caso de viagens longa, outra dica é programar paradas para comer, descansar e revezar a direção. Também aproveite a parada para se espreguiçar e alongar as costas e músculos da coxa.

Revisão de itens antes da viagem de carro

  • Faça o cálculo dos gastos com gasolina e pedágio

Pesquise a quantidade de pedágios no percurso até seu destino e calcule quanto deverá ser investido em gasolina.

  • Faça a revisão do veículo com antecedência

Leve o carro ao seu mecânico de confiança cerca de 15 dias antes da viagem de carro para verificar se é necessário fazer algum reparo. Além disso, lembre-se de checar os níveis de óleo e água e encha todos os pneus, inclusive o estepe.

  • Escolha um horário tranquilo para sair da cidade

Prefira sair de manhã, antes das 7h, à tarde, entre 13h e 16h, ou à noite, depois das 20h. Isso garante uma viagem mais tranquila e evita a demora excessiva dentro do carro.

  • Tenha aplicativos e mapas

O GPS é muito útil, porém ele pode falhar e apresentar caminhos perigosos ou sem asfalto. Por isso, ao organizar uma viagem de carro é importante ter também um mapa atualizado, que tenha todos os caminhos possíveis.

  • Cheque o nível de gasolina

Fique atento ao marcador de gasolina e abasteça sempre que o tanque estiver com menos de dois terços da capacidade total, especialmente se você não souber a distância do próximo posto.

  • Leve comidas e bebidas

Leve a comida de casa. Assim, além de economizar, você pode escolher opções mais leves e saudáveis.

  • Seja flexível

Esteja disposto a desviar um pouco do caminho para aproveitar surpresas não planejadas, como cachoeiras, antigas construções ou bons restaurantes.

Anote essas dicas para sua próxima viagem de carro e aproveite muito mais. Para mais dicas e informações sobre o mundo automotivo, acompanhe o blog da Bompreço Auto Peças e fique de olho em nosso Facebook.