É natural que os componentes do veículo apresentem desgaste após um tempo, o que pode variar conforme a idade do veículo, a periodicidade de uso, se são feitas manutenções preventivas, entre outros. Além disso, é preciso ficar atento a sinais de problema, como o disco de freio desgastado.  

O sistema de frenagem eficiente é fundamental para garantir o funcionamento do automóvel e a segurança de motoristas e passageiros. Portanto, é necessário entender como o sistema opera e saber identificar possíveis problemas. 

Se você tem dúvidas sobre esse tema, continue a leitura e confira. 

O QUE É DISCO DE FREIO? 

O disco de freio é um componente de ferro, aço ou cerâmica que fica preso ao cubo da roda. Quando o motorista aciona o sistema, o disco desacelera e, com auxílio das pastilhas, para o veículo.

Assim, a energia utilizada para interromper o movimento se transforma em calor e é dissipada no ar. Quanto maior for o disco, maior será a capacidade de absorver esse calor. 

IMPORTÂNCIA DE VERIFICAR O DISCO DE FREIO 

O sistema de freio é responsável por parar o carro quando o motorista aciona o pedal. No entanto, com o uso do carro, é natural que esse componente fique gasto, podendo impedir que o veículo freie corretamente em momentos de emergência. 

Diante disso, para dirigir de forma segura, é essencial inspecionar o conjunto mecânico regularmente e substituir as pastilhas no tempo recomendado, afinal o item é primordial para acionar o freio.  

DISCO DE FREIO DESGASTADO: CONHEÇA OS SINAIS

O disco de freio desgastado pode apresentar alguns sinais que merecem atenção. São eles:

  • Ruídos 

Um dos sinais mais comuns de desgaste no disco de freio é a emissão de ruídos de chiado ou serragem durante a frenagem, o que pode indicar a presença de sulcos profundos ou ranhuras no disco.

  • Vibrações

Vibrações perceptíveis no volante ou na pedal do freio durante a frenagem podem indicar disco de freio desgastado. Isso pode ser causado por uma espessura desigual do disco devido ao desgaste excessivo.

  • Superfície desgastada ou irregular

Uma inspeção visual do disco de freio pode revelar sinais óbvios de desgaste, como uma superfície áspera, irregular ou com sulcos profundos. Essas marcas visíveis são um indicador claro de que é hora de substituí-lo.

  • Aumento da distância de frenagem

Outro sinal de desgaste no disco de freio é a necessidade de adotar uma distância de frenagem maior do que o habitual. Afinal, o desgaste excessivo reduz a capacidade de frenagem do veículo, aumentando o risco de acidentes.

  • Aquecimento excessivo dos discos

Discos de freio desgastados também podem superaquecer durante uma frenagem intensa ou prolongada. Portanto, se notar um calor excessivo emanando dos discos de freio após uma condução normal, é hora de verificar o desgaste.

DICAS PARA EVITAR PROBLEMAS NOS DISCOS DE FREIO

A solução para o disco de freio desgastado é levar o carro até um mecânico de confiança. Dessa forma, ele poderá avaliar o componente e identificar falhas em outros sistemas, evitando problemas mais sérios. 

Além disso, é essencial utilizar apenas peças originais e fazer as revisões preventivas a cada 10 mil quilômetros rodados ou uma vez por ano. 

Portanto, se o disco de freio estiver fazendo barulhos estranhos, vibrando ao ser acionado ou o pedal estiver duro demais, leve o carro para a oficina e faça o orçamento para suas peças na Bompreço Autopeças. 
Aqui você encontra o produto ideal para o seu carro com as melhores condições. Fale com nossa equipe pelo Whatsapp ou faça seu orçamento pelo site e aproveite.