No momento de vender seu carro ou comprar um automóvel usado, é fundamental ficar atento aos trâmites burocráticos para garantir a segurança jurídica dessa transação. Pensando nisso, elaboramos uma lista com os cuidados e documentos necessários para fazer a transferência do veículo.
Documentos necessários para fazer a transferência do veículo
- Certificado De Registro De Veículo (CRV)
O Certificado de Registro de Veículo é emitido pelo DETRAN de cada estado e traz informações sobre modelo, ano, cor do carro e dados completos do proprietário. A transferência do CRV deve ser feita em até 30 dias após a venda.
- Documento de Identificação
O comprador e o vendedor precisam levar documentos recentes e com foto, podem ser carteira de identidade, carteira de trabalho e carteira de habilitação.
- Comprovante de endereço
O comprador deve apresentar comprovante de endereço relativo aos últimos 3 meses, em seu nome ou de um parente de 1º grau.
- Comprovante de Registro e Licenciamento de Veículos
O vendedor deve disponibilizar o original e a cópia do Comprovante de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV). Além disso, também deve ser entregue ao comprador a comprovação de quitação pela emissão do documento junto ao DETRAN.
- IPVA e Multas
A quitação do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) deve ser comprovada no caso da transferência do veículo, assim como a quitação das multas aplicadas ao vendedor.
- Vistoria
Esse procedimento verifica se o automóvel não sofreu nenhuma avaria ou adulteração, como número de chassi raspado ou numeração do motor alterada. O comprador também deve conduzir uma vistoria por conta própria com o objetivo de identificar possíveis problemas.
- Registro Nacional de Veículos Automotores
É preciso apresentar 2 cópias do formulário cedido pelo Registro Nacional de Veículos Automotores, a pesquisa do RENAVAM comprovando que o veículo não possui nenhuma pendência e 2 adesivos do número do chassi do carro para serem afixados no verso do RENAVAM.
Importância de fazer a transferência do veículo corretamente
A expectativa de ter independência para ir a qualquer lugar com conforto e tranquilidade é desejada por muitas pessoas. Porém, na hora de comprar um carro é preciso realizar cada processo burocrático, afinal tudo relacionado ao trânsito é regido por uma legislação.
No momento da venda, é necessário fazer a transferência do veículo para o novo proprietário. Por isso, o comprador e o vendedor devem obedecer aos processos definidos para deixar a documentação em dia.
Onde é feita a transferência do veículo?
A transferência do veículo deve ser feita junto ao Detran, aos postos de atendimento avançados do departamento ou à representação da entidade em sua cidade. Em alguns Estados, pode ser necessário fazer o cadastro prévio no site da instituição para continuar com o processo.
Qual o prazo para transferir um veículo?
O Detran determina que o comprador tem até 30 dias a partir da data de assinatura do CRV para completar o processo de transferência do veículo. Caso esse período seja ultrapassado, o comprador paga uma multa de R$ 195,23 e recebe cinco pontos na CNH.
Para mais dicas e informações sobre o mundo automotivo, acompanhe o blog da Bompreço Auto Peças e fique de olho em nosso perfil no Facebook.
julho 23, 2019
Foi muito valiosa essas informações, parabéns.