Os motores atuais variam quanto ao momento em que as válvulas devem abrir, quanto e por quanto tempo. Sobre esse item, entenda o que é o duplo comando variável de válvulas, quais as características e como ele funciona.
Duplo comando variável de válvulas: características
O duplo comando variável de válvulas, ou DOHC, é a tecnologia que tem acompanhado as novas gerações de motores. O item está presente desde modelos pequenos, de 3 cilindros, até os mais potentes, com 8 cilindros, e aparece em vários veículos econômicos do Brasil.
O sistema altamente eficiente tem a função de aperfeiçoar os principais indicadores do motor, como torque, potência, consumo e emissão de poluentes.
Como funciona o comando variável de válvulas
Cada cilindro do motor possui uma câmera de combustão, onde é realizada a queima do ar com combustível. O princípio é que o ar e o combustível entram pela válvula de admissão e os gases saem para o escapamento pela válvula de escape.
O duplo comando variável de válvulas é responsável por abrir e definir quanto tempo as portas de entrada ficarão abertas para entrada da mistura ar e combustível. Além disso, também é ele que determina quanto tempo as válvulas ficarão fechadas para a combustão e quanto tempo as portas de saída ficarão abertas para exaustão dos gases.
Importância do número de válvulas
O tempo de abertura das válvulas tem relação direta com a potência e o torque do motor. No duplo comando variável de válvulas, os módulos alteram a posição das regiões excêntricas do comando, alterando o momento de abertura e fechamento e o tempo em que elas ficarão abertas.
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