A embreagem é uma das peças mais importantes do veículo, contribuindo para o funcionamento do motor e a troca de marchas. Diante disso, é fundamental ficar atento aos sinais de falha nesse componente para evitar problemas mais graves, como é o caso da embreagem patinando. 

Neste artigo, falaremos mais sobre esse problema, suas causas e os cuidados necessários para manter o sistema em dia. Acompanhe até o final e boa leitura!

QUAL A FUNÇÃO DA EMBREAGEM?

A embreagem fica entre o motor e a caixa de câmbio e é dividida em três partes: rolamento, disco e platô. As peças trabalham em conjunto para que o sistema tenha a força necessária para movimentar o veículo, garantindo um bom desempenho. 

Com a função de desligar o motor da transmissão, cada vez que pisamos no pedal, a embreagem transmite a energia gerada pelo motor para a caixa de câmbio e então para as rodas, fazendo o veículo se mover. 

Além disso, a embreagem também permite as trocas de marcha do câmbio e ajuda a reduzir os ruídos gerados pelo motor do veículo. 

O QUE SIGNIFICA A EMBREAGEM PATINANDO? 

A embreagem patinando é um problema muito comum e normalmente está relacionado ao desgaste excessivo ou contaminação do disco. Dessa forma, como não há atrito entre os componentes de fricção, o sistema não responde corretamente quando o motorista deixa de acionar a embreagem.   

A sensação é de que o pedal está deslizando, dificultando quando o condutor tenta arrancar com o carro ou trocar as marchas.

POR QUE A EMBREAGEM ESTÁ PATINANDO? 

A embreagem faz parte do sistema de transmissão do veículo. Afinal, é o componente responsável por transmitir a força do motor para a caixa de marchas e permitir a troca de marchas. 

Diante disso, quando há dificuldade de acoplar o disco ao platô, o funcionamento do sistema de embreagem fica prejudicado. Isso acontece porque as peças perdem o atrito, escorregando durante o movimento.

Assim, é preciso ficar atento para identificar sinais de problema na embreagem: 

Afrouxamento no retentor do câmbio

O retentor do câmbio tem a função de conter os fluidos do câmbio, evitando o vazamento do óleo da caixa de marchas para a embreagem. Quando isso ocorre, o platô e o disco da embreagem podem escorregar entre si, perdendo o atrito necessário ao seu funcionamento e fazendo a embreagem patinar.

Contaminação de resíduos

Outra causa comum da embreagem patinando é a contaminação de resíduos. Por isso, é preciso ficar atento ao acúmulo de óleo ou graxa no disco da embreagem, além de observar defeitos no acionamento hidráulico e verificar se há excesso de graxa no mancal piloto ou danos na junta da transmissão ou do motor.

Disco da embreagem queimado

A embreagem patinando também pode ser um problema causado pelo mau uso do veículo por parte do cliente. Isso inclui sair com o veículo sem estar na primeira marcha, trocar de marcha na hora errada e usar constantemente o pedal da embreagem, pois isso pode superaquecer o sistema e causar danos ao disco.

Além disso, o desgaste pode ter origem mecânica, como volante do motor espesso ou falta de folga na embreagem.

Desgaste na bucha de guia

O desgaste do sistema de acionamento da embreagem também pode impactar na bucha de guia, causando o empenamento do mancal de desengate e prejudicando a embreagem.

Fratura na mola de diafragma

A sensação de embreagem patinando também pode acontecer quando a mola de diafragma apresenta algum problema, afetando o afastamento entre o volante do motor e o disco da embreagem durante o desacoplamento.

Volante do motor “espelhado”

Considera-se que o volante do motor está espelhado quando ele se mostra muito liso e sem atrito com o disco da embreagem, o que revela um grande desgaste dos relevos e evidencia a necessidade de trocar a peça para solucionar a sensação de embreagem patinando.

COMO CONSERTAR A EMBREAGEM PATINANDO?

Para consertar a embreagem patinando, a orientação é buscar uma oficina de confiança, que possa realizar a substituição do kit de embreagem, composto por platô, disco e rolamento. 

BÔNUS: CUIDADOS COM A EMBREAGEM

Além da troca das peças da embreagem quando necessário, é importante adotar práticas que possam prolongar a vida útil do sistema. Por isso, selecionamos as seguintes dicas:

  • Faça a manutenção preventiva de acordo com o prazo recomendado;
  • Não dirija com o pé esquerdo descansando no pedal da embreagem;
  • Use o pedal apenas para trocar de marcha, evitando o aquecimento excessivo;
  • Não saia com o veículo na segunda ou terceira marcha;
  • Deixe o carro desengrenado ao parar no semáforo ou para aguardar em um estacionamento;
  • Não utilize a embreagem como freio nas subidas;
  • Troque as marchas no momento adequado, de acordo com as indicações do manual do veículo.

E não se esqueça: para manter a revisão do seu carro em dia, fale com nossa equipe pelo Whatsapp ou faça seu orçamento pelo site e aproveite nossas condições.