O fluido de freio é um item essencial para a segurança do veículo. Por isso, é essencial conhecer suas características e os tipos de fluidos disponíveis, além de entender a importância de fazer a manutenção preventiva. Para te ajudar nessa tarefa, preparamos um pequeno guia com as principais informações sobre o fluido de freio.
Função do fluido de freio
O fluido de freio é um tipo de fluido hidráulico utilizado em sistemas hidráulicos de frenagem em veículos dos mais variados tipos. Sua função está diretamente ligada à pressão que movimenta as pastilhas e lonas de freio, garantindo que o motor consiga parar. Além disso, ele também é responsável por lubrificar e evitar a corrosão de todo o sistema.
Tipos e características do fluido de freio
- DOT 3
Feito a base de éter glicol e pouca aditivação. Esse tipo de produto apresenta-se em coloração transparente ou âmbar e absorve a umidade a taxas elevadas, o que reduz sua temperatura de ebulição e sua vida útil rapidamente.
- DOT 4
Feito a base de éter glicol e com maior aditivação, o que melhora sua viscosidade e o ponto de ebulição e reduz os efeitos da umidade sobre o fluido. O fluido de freio DOT 4 apresentam coloração transparente ou âmbar.
- DOT 5
Essa classe de fluido de freio tem como característica sua composição química a base de silicone e a coloração roxa. Sua principal característica é a longa vida útil e a não absorção da umidade do ambiente, impedindo que o fluido perca suas propriedades devido à presença de água.
- DOT 5.1
A DOT 5.1 é a base de éter glicol combinado com éster borato e aditivos para elevar ainda mais o ponto de ebulição. Por possuírem viscosidade inferior aos DOT 3 e DOT 4, não é recomendável misturar os produtos de diferentes especificações. Normalmente, apresentam coloração transparente ou âmbar.
Importância da manutenção preventiva do fluido de freio
O fluido de freio a base de glicol começa a absorver a umidade no momento em que é colocado no sistema. Isso significa que o fluido atrai a umidade através de poros microscópicos em mangueiras de borracha, selos e exposição ao ar, o que aumenta a temperatura de ebulição do componente, diminui sua vida útil e promove corrosão em todos os componentes do sistema de frenagem.
Para evitar problemas, a recomendação é trocar o fluido de freio a cada um ou dois anos.
Como verificar o fluido de freio
Saiba como verificar o fluido de freio do seu carro e garanta o funcionamento correto do sistema:
- Com o carro parado em um local plano e com o motor frio, abra o capô do veículo.
- Procure o cilindro mestre e verifique o nível de fluido no reservatório.
- Cheque se o componente está entre as linhas “Min” e “Max”.
- Complete o fluido, caso seja necessário, recoloque a tampa e feche o capô.
Anote essas dicas e mantenha a revisão do carro sempre em dia. Para mais informações e dicas sobre o mundo automotivo, acompanhe nosso blog e fique de olho em nosso Facebook.