Um dos problemas mais comuns nos automóveis, o freio fazendo barulho exige muita atenção, afinal são itens de segurança que precisam de um cuidado especial. 

O sistema de freios está diretamente ligado à segurança do veículo. Assim, é essencial manter todos os seus componentes em condições adequadas de uso. Por isso, fique atento: o freio fazendo barulho pode ser sinal de que algum componente precisa de cuidado. 

Para descobrir quais problemas causam barulho nos freios e aprender a identificar cada um deles, confira as dicas que preparamos para você. 

PRINCIPAIS CAUSAS DO FREIO FAZENDO BARULHO 

Algumas causas de barulho nos freios são muito conhecidas, como trepidações, baixo nível de óleo e até a forma de pisar no pedal. No entanto, é importante entender porque esses defeitos acontecem.

– Trepidações 

As trepidações acontecem, geralmente, quando o freio do carro não está em boas condições. Além disso, elas podem sinalizar que os discos estão empenados, finos e desgastados.

– Óleo baixo 

Outra causa do freio fazendo barulho é o baixo nível de óleo, que sinaliza a ocorrência de problemas nas pastilhas de freio. Nesse caso, se o carro já tiver rodado mais de 30 mil quilômetros com as mesmas pastilhas, pode ser hora de substituí-las. 

O nível do óleo baixo também pode dificultar a frenagem, por isso, é necessário ficar atento.

– Ruído metálico

O ruído ocorre quando a pastilha de freio está muito desgastada. Além disso, o problema pode ser resultado da má qualidade de peças não originais, o que reduz a eficiência e provoca barulho. 

Esse caso é comum entre pastilhas, discos e até fluídos de freio que não são adequados ao modelo do carro.

– Estalo ao pisar no freio

O estalo ao pisar no freio pode ser sinal de que as buchas, molas, bandejas e pinos das pinças do freio estão com folgas ou que a torre do amortecedor está solta. 

– Redução do movimento

Além do freio fazendo barulho, o defeito no disco reduz o movimento giratório da roda do automóvel ao entrar em contato com as pastilhas. Isso também acontece ao passar por uma superfície irregular.

DICAS PARA EVITAR O FREIO FAZENDO BARULHO 

Para resolver o problema do barulho ao frear e promover o funcionamento adequado do carro, é importante seguir algumas dicas:  

1. Mantenha as revisões em dia

As principais causas do freio fazendo barulho estão relacionadas à falta de manutenção preventiva. Por isso, para evitar problemas mais graves é necessário ficar atento aos sinais que o carro dá e, ao perceber um barulho, levar o veículo a um mecânico de sua confiança.

Além disso, é importante seguir o prazo para as revisões de acordo com o manual do veículo. 

2. Faça as substituições necessárias 

Os componentes desgastados ou com defeitos devem ser trocados assim que possível. Afinal, os freios são essenciais para promover a segurança do automóvel e, consequentemente, do motorista e dos passageiros. 

3. Verifique as pastilhas de freio

Se as pastilhas de freio não são substituídas quando o material de fricção chegar ao fim, começa a haver um atrito direto na pastilha. 

Por isso, é necessário trocá-las antes que comece o barulho ao frear.

4. Observe o óleo dos freios 

Para evitar o freio fazendo barulho, é importante verificar o óleo dos freios do automóvel e, caso o nível esteja baixo, procurar uma oficina para completar o nível.

5. Limpe sempre as peças do seu automóvel 

O barulho ao frear também pode ser provocado pelo acúmulo de sujeira nas peças. Para resolver o problema, a manutenção é indicada, já que um especialista irá te orientar sobre o que precisa ser substituído para resolver este problema.

ITENS QUE MERECEM ATENÇÃO 

  • Sensores de desgaste 

Os sensores de desgaste informam o momento de trocar as pastilhas de freio. Assim, ao avisar com antecedência quando será necessário substituir esse item, elas evitam imprevistos e problemas mais sérios. 

Tipos de sensores de desgaste 

Os dois principais tipos de sensores de desgaste de pastilhas são: 

  1. Sensores elétricos

Acendem uma luz indicadora no painel do carro para avisar que está na hora de trocar as pastilhas de freio. Com uma  extremidade encaixada no fim das pastilhas de freio e outra conectada a um chicote do veículo, o sensor funciona raspando no disco de freio, que acende a luz no painel do carro.

  1. Sensores sonoros

Emitem um som para avisar quando trocar as pastilhas de freio. O sensor, que tem o formato de uma haste de metal, está instalado no fim das pastilhas, o que leva o disco de freio a raspar nas pastilhas desgastadas, gerando um som característico. 

  • Cabo de freio de mão

O cabo de freio de mão conecta a alavanca do freio às sapatas e às pinças de freio, compartilhando então a pressão com as outras peças do conjunto e mantendo as rodas travadas para impedir a movimentação do veículo estacionado.

Essa peça pode apresentar como principais problemas: 

  1. Alavanca de freio estacionário dura na frenagem;
  2. Ruídos agudos;
  3. Freio estacionário sem regulagem;
  4. Pedal de freio estacionário duro ou muito baixo.

Agora que você conheceu as principais causas do freio fazendo barulho, fique de olho nos sinais que o seu carro dá e aproveite as condições especiais da Bompreço Autopeças. 

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