No Brasil, o ar-condicionado é um item cada vez mais importante para os motoristas devido ao clima quente e os longos períodos passados dentro do carro.  Para garantir que o aparelho funcione adequadamente, é essencial fazer a limpeza e higienização do ar condicionado automotivo, além de realizar a manutenção e troca dos componentes.

Pensando nisso, explicamos a importância de manter esse item sempre limpo e selecionamos algumas dicas de higienização do ar condicionado automotivo. Confira!

Importância de fazer a higienização do ar condicionado automotivo

O clima e o trânsito brasileiro exigem o uso constante do ar-condicionado. Por isso, é essencial que o item funcione perfeitamente para garantir um conforto térmico um pouco melhor aos ocupantes dos veículos.

Para garantir que o sistema atue adequadamente, é essencial fazer a higienização do ar condicionado automotivo para evitar o acúmulo de bactérias fungos e os gastos elevados para limpar todo o sistema.

Dicas de higienização do ar condicionado automotivo

  • Verifique o funcionamento do equipamento

Antes de iniciar a higienização do ar condicionado automotivo, verifique se a correia do ar condicionado está funcionando adequadamente ou se há rachaduras, dentes faltando ou barulhos estranhos quando ela começa a funcionar.

  • Cheque radiador, condensador do ar condicionado e filtro de cabine

Verifique se o radiador e o condensador estão limpos e sem detritos, pois a presença de sujeiras limita o fluxo de ar, afetando a capacidade de dissipar o calor produzido pelo sistema de ar condicionado.

Confira também se o filtro de cabine está funcionado corretamente ou se precisa ser trocado no momento da higienização do ar condicionado automotivo.

  • Limpe as aletas do ar condicionado e o interior do carro

Remova toda a poeira e os detritos que ficam acumulados nas aletas do ar condicionado usando ar comprimido. Faça isso com o filtro sujo e ligue o ar condicionado para que a poeira seja presa no filtro.

Lembre-se também de limpar o interior do carro para eliminar cheiros ruins e sujeiras que possam prejudicar a higienização.

  • Troque o filtro de cabine

Troque o filtro de cabine antes da higienização do ar condicionado automotivo e depois da limpeza completa do interior do veículo. Isso garante que o sistema não sofrerá com contaminantes que estavam presos no filtro do ar condicionado e proporcionará uma melhor higienização.

  • Ligue o ar condicionado no máximo durante a higienização e use-o com mais frequência

Ligue o ar condicionado no máximo e deixe o carro completamente fechado enquanto o spray higienizador ou a máquina de higienização estiverem agindo. Depois que o produto se esgotar, deixe o ar condicionado funcionando por um tempo para filtrar mais o ar dentro do automóvel.

Cuidados básicos na higienização do ar condicionado automotivo

  • Depois da higienização, use o ar condicionado com mais frequência.
  • Faça a higienização do ar condicionado automotivo a cada seis meses.
  • Faça a manutenção do sistema e troque filtro, óleo e outros componentes a cada 30 mil km rodados.

Fique atento às nossas dicas e acompanhe mais informações sobre o mundo automotivo acessando o blog e o nosso Facebook.