É fundamental que o sistema de freio e suspensão estejam em perfeitas condições de uso para garantir a segurança do motorista e dos passageiros. 

A revisão do sistema de freio e suspensão é essencial para evitar problemas que provoquem instabilidade no automóvel e, consequentemente, acidentes graves. Pensando nisso, preparamos um artigo para explicar como cada mecanismo funciona, os problemas frequentes de cada um e como corrigir falhas. 

Quer saber mais? Confira o texto na íntegra e tire suas dúvidas.  

SISTEMA DE FREIO E SUSPENSÃO: O QUE VOCÊ PRECISA SABER?

1. Sistema de freio 

Composto por discos, lonas, pastilhas, pinças e fluido, o sistema de freio é responsável por garantir a pressão hidráulica necessária para que os freios funcionem. 

Para isso, ao acionar o freio,  o êmbolo que está dentro da câmara se move e produz pressão no fluído. Dessa forma, os pistões dos cavaletes e os cartuchos das rodas se movimentam, promovendo a frenagem.

– Revisão dos freios 

As peças do freio podem sofrer grandes desgastes devido ao atrito provocado por seu funcionamento. Por isso, é recomendável que o sistema seja revisado a cada 10 mil quilômetros rodados ou uma vez por ano. 

Assim, a dica é fazer a análise completa do estado das peças e da necessidade de manutenção dos freios dianteiros ou traseiros. Além disso, também é recomendado avaliar o fluido e o reservatório e fazer a substituição dos componentes necessários. 

– Cilindro mestre

Os principais problemas no cilindro mestre podem acontecer por causa de vazamentos e falta de troca do óleo de freio. Por isso, é necessário ficar atento às condições do fluido e fazer a revisão no período recomendado pelo fabricante.

O cilindro mestre pode durar mais de 80 mil km, dependendo da utilização do carro e do cuidado do condutor com o veículo. Por isso, a dica é seguir as orientações do manual. 

2. Sistema de suspensão 

A suspensão é um mecanismo composto por amortecedores, molas, bandejas e barra estabilizadora, que têm a função de manter as rodas do veículo em contato com o solo e absorver os impactos sofridos. 

Dessa forma, o sistema é responsável por garantir estabilidade ao carro, especialmente nas curvas, e manter o conforto dos passageiros. 

– Revisão da suspensão 

Para a suspensão funcionar corretamente, sem risco de perda de controle do veículo, colisões e capotamentos, é essencial manter o perfeito alinhamento e balanceamento. 

Quer saber mais sobre o tema? Leia esse artigo e descubra o momento certo de fazer estes serviços.  

– Pivô da suspensão 

O pivô da suspensão é uma das partes mais importantes da suspensão do carro, responsável por unir o chassi do carro a outras peças, como o telescópio. No entanto, além de conectar os componentes, o pivô também possibilita o movimento angular das rodas.

Como resultado, a quebra dessa peça interrompe a conexão do sistema de direção com as rodas, podendo gerar acidentes graves.

Da mesma forma que o cilindro de freio, o pivô da suspensão sofre bastante desgaste, principalmente em ruas esburacadas. Por isso, é necessário ficar atento à manutenção.

A recomendação é verificar essa peça sempre que for fazer a revisão do veículo e observar os sinais de falha, como folgas na direção, batidas mais secas, barulhos agudos nas curvas, desníveis e desgaste irregular dos pneus. 

SINAIS DE PROBLEMAS NOS SISTEMAS 

O sistema de freio do carro apresenta sinais que podem ser identificados facilmente pelo condutor. Os principais são: 

  • Ruídos
  • Trepidação ao frear
  • Pedais duros
  • Fluido de freio
  • Indicação de luz no painel 
  • Fatores externos, como mangueiras, válvulas, pneus e suspensão 

Além disso, as condições do solo também podem impactar no funcionamento correto do freio. 

Da mesma forma, a suspensão também possui alguns sinais de falha que podem ser facilmente observados: 

  • Carro não obedece aos comandos do volante 
  • Trepidação durante uma lombada
  • Desgaste irregular dos pneus
  • Perda do alinhamento 

Ademais, é recomendado ficar atento às marcas de óleo no chão que possam indicar vazamento nos amortecedores e verificar barulhos, pancadas na carroceria e aumento na distância de frenagem.

IMPORTÂNCIA DA REVISÃO DO SISTEMA DE FREIO E SUSPENSÃO 

A manutenção dos freios e suspensão é fundamental para garantir o máximo desempenho dos sistemas e garantir a segurança do motorista e dos demais ocupantes do carro. 

Assim, por serem peças muito utilizadas, é necessário ficar atento ao desgaste natural do sistema e fazer a revisão e substituição regular dos componentes. 

Portanto, se observar algum sinal de problema no sistema de freio e suspensão, fale com seu mecânico de confiança e não deixe de checar a condição de todas as peças no prazo indicado no manual do proprietário. 

Ainda tem alguma dúvida sobre o tema? Deixe sua mensagem abaixo ou fale com nossa equipe pelo Instagram ou Facebook. Para aproveitar as condições especiais da Bompreço Autopeças, envie uma mensagem pelo Whatsapp ou acesse o site e faça seu orçamento.  

Para ir direto para a página dos produtos relacionados aos sistemas de freio e suspensão, clique nos links abaixo e consulte a peça ideal para o seu veículo: 

Pivô de suspensão