Uma pesquisa do Data OLX Autos revelou que, em 2021, as mulheres representavam 19,4% da força de trabalho nas montadoras brasileiras, contra 16,8% em 2011, o que representa um crescimento de quase três pontos percentuais. Isso mostra que, embora o setor automotivo seja culturalmente masculino, a presença de mulheres no mercado automotivo tem crescido.

Pensando nisso, explicamos a seguir a importância do perfil feminino nesse segmento e iniciamos uma editoria especial no blog da Bompreço Autopeças que vai abordar o papel das mulheres no mercado automotivo. 

Para saber mais, continue a leitura!   

IMPORTÂNCIA DAS MULHERES NO MERCADO AUTOMOTIVO

O setor automotivo sempre foi essencialmente masculino. No entanto, muitas fabricantes têm percebido as vantagens do perfil feminino nos processos, incentivando a ocupação de cargos em todas as etapas da hierarquia, desde pintura e reparo até pesquisa, desenvolvimento, gestão e diretoria.

Como resultado, o protagonismo feminino em um mercado tradicionalmente masculino, encoraja outras mulheres a buscar a profissionalização, quebrando as barreiras desse mercado.

PRESENÇA FEMININA NO SETOR AUTOMOTIVO BRASILEIRO 

Embora exista um avanço na presença das mulheres no setor automotivo, o crescimento ainda está abaixo da média da indústria. Com apenas 30,2% da força de trabalho composta por mulheres em 2021, o segmento apresenta números variados nas diferentes regiões do Brasil.  

Os estados com maior presença feminina na indústria e comércio automotivo são:  

  • Sergipe: 51,2%
  • Santa Catarina:27,9%
  • Amazonas: 27,8%
  • Minas Gerais: 24,4%
  • Pernambuco: 20,2%

COMPROMISSO DAS EMPRESAS COM A INSERÇÃO FEMININA NO MERCADO AUTOMOTIVO

A busca pela igualdade de gênero e empoderamento feminino faz parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). Como resultado, grandes companhias do setor automotivo estão desenvolvendo estratégias voltadas a essas questões. 

Confira a seguir algumas ações desenvolvidas para inserir as mulheres no mercado automotivo. 

– Nissan América do Sul 

Em 2021, a empresa assinou os Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEP’s) da ONU Mulheres e o Pacto Global das Nações Unidas. Com isso, as mulheres representam 21% da força de trabalho da Nissan do Brasil, sendo 15% dos funcionários no Complexo Industrial da Nissan em Resende, no Sul Fluminense, e 35% do total de colaboradores nos escritórios. 

– Stellantis

Com o compromisso de chegar a 30% dos cargos de liderança ocupados por mulheres até 2025, a empresa registrou mais de 40% de contratações de mulheres em 2022. Mas a proposta é ir além e chegar a 50% em 2023, igualando o número de admissões entre gêneros. 

– Renault 

A rede de concessionárias da Renault inovou ao inaugurar uma loja operada somente por mulheres, da venda até o pós-venda. Localizada em Casa Verde, em São Paulo, a Women@RPoint tem o propósito de reforçar o compromisso da marca de criar ambientes cada vez mais diversos e inclusivos.

As colaboradoras passam por formação no Centro de Treinamento Renault Academy, que garante padrão internacional da marca, além de capacitação do Senai para as profissionais que trabalham com mecânica.

BENEFÍCIOS DA PRESENÇA DAS MULHERES NO MERCADO AUTOMOTIVO

É comum ouvir que a presença das mulheres no mercado automotivo é importante por trazer maior atenção aos detalhes. No entanto, a participação feminina nesse setor vai muito além: 

  • Competência para gerenciar projetos, liderar equipes, solucionar conflitos, supervisionar grupos, identificar talentos e tomar decisões críticas de engenharia, governança e gestão.
  • Transformação das interações, atingindo resultados com muita visão estratégica, prática, transparência e cordialidade.
  • Capacidade de ser mais didática e empática, fidelizando os clientes.
  • Habilidade para tomar decisões pensando na sustentabilidade de longo prazo.

Além disso, um dos principais benefícios da presença das mulheres no mercado automotivo é a representatividade, que funciona como uma poderosa ferramenta de transformação social. 

Assim, uma cultura organizacional que incentiva mulheres a chegarem no mercado e não se intimidarem com os ambientes e oportunidades fomenta a diversidade entre os colaboradores e participa de maneira mais ativa na sociedade.

A BOMPREÇO AUTOPEÇAS APOIA A DEMANDA POR MULHERES NO MERCADO 

A Bompreço Autopeças respeita a diversidade e entende que a presença de mulheres no mercado automotivo vai muito além do aspecto ético e moral. Afinal, todos os dias, milhares de mulheres compram carros e procuram serviços de manutenção, por isso, é fundamental incentivar a profissionalização de mulheres capazes de gerenciar e operar oficinas e empresas do setor automotivo. 

Para acompanhar mais notícias e novidades do setor automotivo, fique de olho em nosso blog. Tem alguma dúvida? Deixe sua mensagem para nossos especialistas.