Os pneus são os itens responsáveis pelo contato do carro com o solo, interferindo diretamente no comportamento e na segurança de rodagem. Por isso, é fundamental que eles estejam sempre em boas condições. Mas na hora de comprar ou fazer a troca emergencial, é preciso ficar atento às informações técnicas dos pneus. Por isso, confira como decifrar os códigos do pneu e quando fazer a troca.
Principais informações técnicas dos pneus
- Indicador de desgaste
Uma das mais importantes informações técnicas dos pneus é o indicador de desgaste, ou TWI, que são pequenos calombos espalhados pelos sulcos. Eles são responsáveis por mostrar quando o nível de profundidade atingiu ou superou o mínimo de 1,6 milímetros exigido pela legislação.
Para verificar se é necessário trocar ou ainda há margem de desgaste, basta procurar a sigla TWI nas bandas laterais do pneu, que apontará o indicador de desgaste mais próximo.
- Dimensão, origem e capacidades
Outro ponto importante é identificar as informações técnicas dos pneus na hora de comprar um novo. Confira abaixo o que significa cada código e saiba mais sobre esse item.
225: Corresponde à largura do pneu em milímetros.
> 55: Indica a relação entre a altura do flanco e a largura da secção do pneu. No exemplo acima, a altura do flanco corresponde a 55 % da largura do pneu.
> R: Refere-se à construção interna do pneu. R indica que a construção é radial.
> 17: Trata-se do diâmetro interior do pneu em polegadas.
> 97: Corresponde ao índice de carga máxima que o pneu pode suportar quando enche devido à pressão máxima de segurança. É sempre indicado consultar a tabela de correspondências que determina a carga em kg para cada índice.
> W: Corresponde ao índice de velocidade e indica a velocidade máxima de certificação do pneu para poder suportar uma carga com toda a segurança.
Tal como para o índice de carga, cada letra corresponde ao equivalente em km/h:
- Q: 160 km/h
- R: 170 km/h
- S: 180 km/h
- T: 190 km/h
- H: 210 km/h
- V: 240 km/h
- ZR: mais de 240 km/h
- W: 270 km/h
- Y: 300 km/h
Além de ficar atento a esses detalhes, use apenas pneus originais e siga as dicas e informações da Bompreço Auto Peças para manter seu carro sempre novo. Para isso, acompanhe nosso blog e o perfil no Facebook.