A limpeza do ar-condicionado automotivo é fundamental para garantir seu funcionamento e a saúde dos ocupantes do carro. 

O ar-condicionado é muito importante para o conforto e o bem-estar de quem está no carro. Em outras palavras, seja para enfrentar dias muito quentes ou evitar o barulho de trânsito intenso, esse item se torna cada dia mais desejado. Mas para garantir viagens mais seguras e agradáveis, é fundamental que a limpeza do ar-condicionado automotivo esteja em dia.  

Pensando nisso, preparamos esse conteúdo especial para ajudar você a compreender os cuidados necessários para usar o ar-condicionado do carro corretamente e evitar a proliferação de fungos, bactérias e vírus.

Continue lendo e descubra mais sobre o assunto. 

IMPORTÂNCIA DA LIMPEZA DO AR-CONDICIONADO AUTOMOTIVO 

O ar-condicionado sujo pode impedir a passagem do ar, além de impactar no consumo de combustível e bateria. Além disso, a higienização do ar-condicionado também pode evitar: 

Mau cheiro

O acúmulo de bactérias, ácaros e fungos provoca um cheiro desagradável e bastante específico,  que alerta sobre o momento de fazer a limpeza do ar-condicionado automotivo

Problemas respiratórios

Os microorganismos que se desenvolvem nos filtros do ar representam um grande perigo para a saúde, principalmente das crianças, pois podem causar diversas doenças respiratórias, como rinite, alergia e asma.

Dificuldade na ventilação

O filtro sujo pode dificultar a ventilação, comprometendo a eficiência e exigindo que o sistema fique ligado por mais tempo com maior potência para atingir a temperatura desejada.

HIGIENIZAÇÃO DOS COMPONENTES DO AR-CONDICIONADO 

  1. Filtro de cabine 

O filtro de cabine elimina fungos, ácaros e bactérias, além de reter gases, como dióxido de nitrogênio, óxido de azoto, dióxido de enxofre e ozônio.

Dessa forma, ele garante um ar mais limpo, reduzindo a chance de entrar em contato com partículas que podem causar doenças respiratórias e também dermatológicas. 

  1. Evaporador

O evaporador absorve o calor que está no carro e refrigera o ar, promovendo conforto térmico dentro do veículo. 

  1. Tubulações

As tubulações são responsáveis por conectar o sistema de refrigeração. Devem estar sempre em excelente estado para evitar fugas de fluido no sistema.

  1. Compressor

O compressor condensa o gás refrigerante, permitindo que ele circule pelo sistema centenas de vezes por minuto. 

  1. Condensador

O condensador fica na parte frontal do veículo, junto com o radiador, e é responsável pela troca térmica entre o fluxo de ar que atravessa o condensador com o gás comprimido. 

PASSO A PASSO DA HIGIENIZAÇÃO DO AR-CONDICIONADO AUTOMOTIVO

A limpeza do ar-condicionado automotivo não tem um prazo certo para ser feita. Dessa forma, a recomendação é realizar o procedimento sempre que identificar algum sintoma. 

Limpeza do sistema: 
  1. Acione o motor do carro e ligue o ar-condicionado no modo quente em potência máxima. Deixe funcionando por alguns segundos com a circulação de ar externa fechada para secar a tubulação interna. 
  2. Coloque o higienizador na vertical, em direção à caixa evaporadora, e aperte a válvula até travar. 
  3. Saia do carro e feche as portas. 
  4. Aguarde o produto ser totalmente vaporizado e, em seguida, deixe o ar-condicionado no modo mais frio por cerca de cinco minutos. 
  5. Depois disso, o processo está finalizado e o carro pode ser desligado. 
Troca do filtro 

A recomendação é que o filtro de cabine seja trocado a cada seis meses. No entanto, caso o ar-condicionado do carro apresente acúmulo de impurezas antes desse prazo, é fundamental fazer a substituição da peça.  

No caso de problemas no evaporador ou no compressor, pode ser necessária uma manutenção mais profunda. Por isso, a dica é manter as revisões periódicas em dia para identificar possíveis problemas antes mesmo de aparecerem alguns sinais.

DICAS PARA USO DO AR-CONDICIONADO DO CARRO

– Não deixe o ar desligado por muito tempo

O ar-condicionado do carro desligado durante vários dias ou semanas resulta no acúmulo de poeira e microorganismos em todos os componentes. 

Em resumo, a recomendação é ligá-lo pelo menos uma vez por semana e, em lugares mais frios, colocar o ar na temperatura quente e andar um pouco para fazer o ar circular e manter o sistema lubrificado.

– Evite usar a recirculação constantemente 

A recirculação é o processo responsável por acelerar o resfriamento do carro. No entanto, para funcionar, ele não faz a troca do ar interno com o externo, aumentando o nível de gás carbônico dentro do carro.

 Por isso, prefira usar esse recurso apenas quando estiver passando por trechos mais poluídos. 

– Tire o ar quente antes de ligar o ar frio

Nos dias mais quentes, a recomendação é abrir a janela e andar com o carro até a temperatura interna cair um pouco. Só então o ar-condicionado deve ser ligado.

É essencial ter esse cuidado porque o contraste de temperatura faz o sistema trabalhar com mais intensidade, forçando os componentes de forma exagerada.  

– Seque os dutos de ar

Para combater a proliferação de fungos, ácaros e bactérias e evitar mau cheiro, é importante manter os tubos de ar completamente secos. Diante disso, a recomendação é ligar o ar quente na velocidade máxima de vez em quando e deixá-lo funcionando cerca de um minuto. 

Hoje falamos sobre a importância da limpeza do ar-condicionado automotivo e explicamos quais os componentes desse sistema, o passo a passo para a higienização e como cuidar adequadamente do seu aparelho. 

Caso tenha alguma dúvida sobre a peça ideal para o seu carro, você pode falar com nossa equipe pelo Whatsapp ou acessar nosso site. A Bompreço Autopeças tem as melhores condições para você: faça agora mesmo seu orçamento e aproveite. 

Você também pode acessar diretamente a página dos produtos listados nesse artigo clicando nos links a seguir: 

Condensador do Ar Condicionado

Compressor do Ar condicionado

Higienizador para Ar condicionadoFiltro de Cabine