Bicos injetores são pequenas válvulas de acionamento elétrico que têm a função de garantir a dosagem adequada de combustível que o motor necessita. Fundamentais para o funcionamento do veículo, essas peças são alvo de dúvidas e opiniões diferentes: afinal, quando e por que é indicado fazer a limpeza do bico injetor?

Quando fazer a limpeza do bico injetor?

De acordo com especialistas, não é necessário limpar o componente de forma preventiva. Isso significa que a limpeza do bico injetor só deve ser feita em caso de grande acúmulo de sujeira, o que pode ser detectado por aparelhos específicos.

Como é feita a limpeza do bico injetor

A limpeza do bico injetor pode ser feita na máquina de limpeza bicos por ultrassom ou através da aplicação de produto específico. Confira como é feito cada procedimento:

  • Aplicação de produto específico

Nesse método, o profissional coloca um produto específico na flauta e liga o motor. Com isso, o produto entra em ação e começa a diluir e expulsar a goma incrustada na válvula injetora, queimando essa substância na câmara de combustão.

  • Máquina de limpeza de bicos

Para fazer a limpeza do bico injetor na máquina, o profissional retira a caixa do filtro de ar, a mangueira e os chicotes, remove as presilhas metálicas e desparafusa a flauta. Em seguida, o técnico faz o Teste de Vazão, que verifica se as válvulas possuem alguma obstrução.

Em caso positivo, o profissional instala as válvulas na flauta da máquina de limpeza e coloca o equipamento em uma cuba com a solução de limpeza. Para efetuar o procedimento, a ultrassom é ativada e a alta frequência das vibrações desobstrui as partículas.

Dicas para evitar a necessidade de fazer a limpeza do bico injetor

  • Abasteça apenas em postos de combustível confiáveis.
  • Prefira a gasolina aditivada ao invés da comum, se possível.
  • Troque o filtro de combustível a cada 10 mil quilômetros ou de acordo com o prazo recomendado pela montadora.
  • Faça a manutenção preventiva.

Afinal, é indicado fazer a limpeza do bico injetor?

A limpeza do bico injetor é um serviço eficaz, porém só deve ser aplicado se realmente houver necessidade. Para isso, é importante analisar primeiro o motor e os sistemas de ignição e injeção, além de manter a manutenção em dia.

Para mais dicas e informações sobre o mundo automotivo, acompanhe o blog da Bompreço Auto Peças e fique de olho em nossas redes sociais: Facebook e Instagram.