O sistema de freios é um componente fundamental para a segurança do carro. Por isso, é importante fazer a revisão preventiva para evitar defeitos e garantir o bem-estar de todos. Pensando nisso, explicamos abaixo a importância da manutenção de freios.
Importância de fazer a manutenção de freios
Como dito acima, o sistema de freios é essencial para a segurança do carro. Por isso, é muito importante que o motorista fique atento aos sinais que o veículo dá quando está com algum problema.
Esse cuidado é ainda mais importante atualmente, pois os veículos contam cada vez mais com tecnologias embarcadas, como ABS, controle de tração/estabilidade e outros. Por isso, é fundamental fazer um check-up antes de pegar a estrada e evitar possíveis problemas.
Componentes que devem passar pela manutenção de freios
- Pedal
O pedal serve para acionar os freios e normalmente é regulado para que o motorista não tenha que fazer muita força para parar o veículo.
Quando trocar: geralmente, apenas quando se entorta devido a um acidente.
- Servo freio
Esse componente multiplica a força do pedal e a transfere para o sistema de freios, deixando o acionamento mais fácil e seguro.
Quando trocar: não precisa passar pela manutenção de freios, só deve ser trocado se apresentar problema.
- Fluído de freio
O fluido de freio ajuda na resistência e elasticidade ideais para transferir a força da frenagem para as rodas.
Quando trocar: a cada 10 mil quilômetros ou a cada dois anos
- Cilindro mestre
O cilindro mestre leva o fluído de freio até os pistões presentes nas pinças ou tambores de freios.
Quando trocar: a cada 100 mil quilômetros se for feita a correta manutenção de freios.
- Mangueiras e canos
As mangueiras e canos do sistema de freio têm a função de atuar nos freios e aguentar as altas pressões de frenagem.
Quando trocar: não há prazo para troca, mas devem ser checados em todas as revisões.
- Pastilhas e lonas
As pastilhas e lonas são responsáveis por criar a fricção necessária para que o carro desacelere e pare.
Quando trocar: varia de acordo com o uso do motorista, porém não são substituídas antes de 20 mil quilômetros.
- Discos e tambores
São as peças que recebem a pressão das pastilhas e das lonas, criando fricção e parando o carro.
Quando trocar: devem ser avaliados sempre que for feita a manutenção de freios e substituídas em caso de desgaste ou frisos.
Sinais de problemas com os freios
- Trepidação no volante
- Barulho de “ferro com ferro”
- Pedal de freio baixo
Para conferir mais sinais de problemas com os freios e informações sobre quando levar o carro para fazer a manutenção de freios, leia esse texto.
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