Máquinas agrícolas

Os tratores agrícolas são máquinas pesadas que exigem manutenção especializada, necessária para prolongar a vida útil da máquina e fazer com que ela funciona com o máximo do seu potencial, mas muitas vezes o operador acaba se descuidando de algumas dicas básicas. Pensando em auxiliar o operador de manutenção de tratores agrícolas, a Bompreço elaborou este post.

A segurança é importante!

Para realizar o trabalho de manutenção de trator agrícola é imprescindível que o operador não deixe de utilizar os EPI’s – Equipamento de Proteção Individual. Jamais faça o trabalho se os equipamentos não estiverem em condições perfeitas de uso.

Não é recomendado que se faça a manutenção com o motor em funcionamento, além disso só remova a tampa do radiador e faça reparos no sistema hidráulico se o motor estiver esfriado.

Bem estar do operador

O operador, ao realizar a manutenção de tratores agrícolas, também não deve esquecer da sua segurança pessoal e conforto. Práticas simples envolvendo conceitos de ergonomia são suficientes para prevenir futuros danos. Tenha muito cuidado com a sua coluna: Sempre que for pegar algum objeto, dobre os joelhos e mantenha a postura reta, ao levantar faça o movimento apenas com o quadril e joelho. Sempre que possível, utilize equipamentos que auxiliem no transporte e manuseio das peças mais pesadas.

Faça alongamentos antes, durante e depois de realizar alguma manutenção e lembre-se de fazer pequenas pausas de 5 minutos para cada 50 minutos de trabalho.

Estas foram algumas dicas selecionadas pela Bompreço Auto Peças que o operador que realiza a manutenção de tratores agrícolas tenha mais segurança e eficiência ao realizar a sua atividade. Fique de olho no blog da Bompreço que toda semana tem novidade sobre o universo de auto peças. Precisa de peças para máquinas pesadas? Contate-nos agora e solicite um orçamento. Fácil e rápido. Somos distribuidores autorizados ZF!