Não é fácil fazer clientes e empregadores reconhecerem o valor do seu serviço. No entanto, também não é impossível. Com um pouco de esforço e as estratégias certas, você não apenas definirá seu valor na profissão de mecânico, como também ganhará mais com seus serviços.

Para saber mais sobre o tema, continue a leitura.

Muitos mecânicos automotivos estão insatisfeitos com o que recebem pelo serviço que fazem. Como resultado, a desvalorização da profissão de mecânico é um dos principais problemas para esse grupo, que quer ser mais reconhecido, inclusive financeiramente, pelo trabalho duro que executa.

Essa situação deixa muitos profissionais desanimados com a profissão, mesmo que tenham grande amor pelo ofício. Todavia, o que poucos sabem é que, com a estratégia certa, é possível alavancar a carreira para ganhar mais reconhecimento e, consequentemente, melhores salários.

Neste texto, selecionamos 3 dicas para ganhar mais pelo seu serviço. Se você ficou interessado, continue a leitura e veja como evoluir profissionalmente.

DICAS PARA SE DESTACAR NA PROFISSÃO DE MECÂNICO

1. Faça parceria com autopeças

Para aumentar o rendimento financeiro de forma imediata, você deve reduzir alguns custos. O primeiro passo para isso é firmar parcerias, o que permite ter acesso a descontos que algumas fornecedoras só oferecem para quem é parceiro.

No entanto, no mercado automotivo as parcerias com autopeças não só dão desconto em peças, como também permitem que você ofereça ao seu cliente um prazo real de quando o problema dele será resolvido.

Assim, é importante encontrar a empresa certa para fazer a parceria. Em geral, o parceiro fornecedor de autopeças deve atender às seguintes características:

  • Ter um estoque grande e variado, assim você terá recursos à pronta entrega para resolver variados problemas;
  • Ser rápido na entrega para atender às urgências do cliente;
  • Oferecer descontos exclusivos e atraentes, garantindo uma margem de lucro maior.

Na Bompreço Autopeças oferecemos diversos benefícios para nossos amigos mecânicos, pois temos o mesmo objetivo das oficinas e mecânicos autônomos, que é resolver os problemas dos clientes. Ao atuar em conjunto com esses profissionais, a gente assegura que você tenha acesso aos melhores produtos e serviços.

2. Mostre o seu valor na profissão de mecânico

Nunca diga que você é o melhor em algo. Deixe que as pessoas percebam isso por meio do seu trabalho.

Diante disso, percebe-se que, quanto mais conhecimento você possui, mais fácil será para as pessoas perceberem o quanto você é capaz de resolver problemas.

Pensando nisso, temos uma pergunta importante: quantos cursos de aperfeiçoamento você fez ou está fazendo?

Para se destacar e conquistar seu espaço, é importante saber que a sua capacidade de resolver problemas é proporcional ao conhecimento que você acumula e às técnicas que você domina.

Portanto, pare um tempo e faça essa análise. Liste tudo que você sabe e aquilo que você gostaria de aprender. Depois disso, vá atrás de conteúdos que ensinem.

Se o dinheiro estiver curto, uma boa opção é procurar materiais gratuitos na internet, como vídeos e e-books que tragam informações valiosas.

Outra dica é assinar newsletters e acompanhar postagens dos blogs especializados no ramo automotivo. Assim você recebe conteúdo de qualidade sobre seus interesses.

3. Analise seu perfil profissional

Pense na seguinte situação: uma pessoa tem um problema no seu carro, procura por um mecânico e encontra você, seja pela internet ou por indicação. Ela ainda não conhece seu trabalho, mas está disposta a arriscar. Você pega o serviço e resolve o problema do carro, mas esse cliente nunca mais volta a procurar você.

E aí, o que aconteceu?

Pode ser difícil identificar o motivo que leva um cliente a nunca mais procurar o seu serviço. Às vezes, não tem nada a ver com você. Mas, se tiver, saiba que você pode sempre se preparar para atender às expectativas que o cliente possui, incentivando-o a procurar você em caso de problema.

Então vai aqui uma última pergunta: O que você oferece aos clientes para que eles voltem a procurar você?

Antes de tudo, é necessário analisar o que você entrega para o cliente além da solução para o problema no seu carro.

Para chegar à resposta, pergunte-se como anda seu atendimento, se você demora muito para entregar um trabalho, se sabe exatamente o preço de um determinado serviço e também se os orçamentos são realistas.

As respostas para essas perguntas devem ser naturais para você. Se não são, é importante que você leia o e-book “Qual o perfil de um bom mecânico”, com as características que definem um mecânico de sucesso.

Para mais dicas e informações, fique de olho em nosso blog e acompanhe nosso Facebook e Instagram.