Colocar a chave na ignição, dar a partida e nada acontecer pode ser sinal de problemas graves no propulsor do carro, inclusive um motor fundido. Por isso, é essencial entender os sinais que o carro dá e ficar atento às luzes do painel que podem indicar de onde vem o problema. 

Ficou interessado? Continue lendo e tire todas as suas dúvidas sobre o tema. 

O QUE É MOTOR FUNDIDO? 

O motor fundido é resultado do superaquecimento de componentes do motor, que acontece quando o sistema atinge a temperatura de fusão, comprometendo itens como pistão, anéis, retentores, válvulas e muito mais.  

Ou seja, as peças perdem a sua função devido à alta dilatação e à própria fusão, o que provoca o atrito entre as peças e gera um som característico de motor fundido.

Nesses casos, a orientação é procurar uma oficina mecânica de confiança para identificar e solucionar o problema, seja através da troca de componentes ou da substituição completa do motor.

SINAIS DE PROBLEMA NO MOTOR

Luzes de verificação no painel

Um dos principais sinais de que algo está errado com o veículo é a luz de injeção acesa, representada pelo desenho de um motor na cor amarela, ou a luz de sistema de lubrificação, que aparenta um recipiente de óleo na cor vermelha. 

Os dois casos sinalizam o motor fundido e necessitam de atenção imediata do motorista com uma visita a um mecânico de confiança.

Barulhos e ruídos

Outro sintoma de motor fundido são os barulhos e ruídos provocados pelo desgaste de componentes do motor, além das alterações de som no cano de escape. 

Independente do caso, ao perceber barulhos estranhos a dica é levar o carro a uma oficina mecânica para evitar problemas mais sérios. 

Motor com instabilidade

Um motor com problemas começa a engasgar, além de apresentar falhas e trepidar durante a direção. Portanto, caso isso aconteça, é preciso levar o carro até a oficina para verificar os itens que podem evitar o motor fundido.

Marcas de óleo no chão

Outro sinal de motor fundido é a presença de manchas de óleo debaixo do motor ao deixar o veículo parado. Essas marcas no chão sinalizam vazamento, o que pode provocar atrito entre as peças do componente e, como resultado, causar o superaquecimento do motor. 

Odor dentro do veículo

Um sinal simples de problema no motor é a presença de um odor característico dentro do carro, que pode ser de fumaça ou óleo queimado. Assim, a recomendação é procurar uma oficina mecânica de confiança e fazer a revisão dos itens.

Aumento no consumo de combustível

O maior consumo de combustível pode ser resultado de uma falha no processamento do componente pelo motor do carro, principalmente se estiver associado à perda de potência e instabilidade do motor.

Defeito na correia dentada 

A correia dentada é responsável por manter o motor do carro funcionando. Por isso, se ela quebrar ou apresentar alguma falha, o motor trava e pode fundir na hora. Dessa forma, para evitar prejuízos, faça a revisão no prazo recomendado pelo manual do fabricante e substitua a peça a cada 50 mil quilômetros rodados.

Falha no sistema de arrefecimento

O sistema de arrefecimento tem a função de diminuir a temperatura do motor para evitar problemas. Dessa forma, falhas no sistema podem levar ao superaquecimento, resultando no motor fundido. 

Para evitar esse prejuízo, é preciso estar sempre atento aos níveis do fluido de arrefecimento.

Fumaça no cano de escape

Por fim, temos a emissão de fumaça no cano de escape, que sinaliza falha em diversos componentes capazes de levar ao motor fundido. Assim, para identificar o problema é importante  observar a cor da fumaça:

  1. Fumaça branca: se também apresentar falhas, é sinal de que o líquido de arrefecimento está vazando nos cilindros do motor.
  2. Fumaça preta: indica falhas na injeção de combustível, defeito nos sensores ou problemas no filtro de ar.
  3. Fumaça azul: sinaliza desgaste nos anéis do pistão e problemas na vedação das válvulas. 

DICAS PARA EVITAR O MOTOR FUNDIDO 

  1. Substitua os filtros de ar, óleo e combustível regularmente;  
  2. Verifique o líquido de arrefecimento;  
  3. Faça a troca do óleo a cada 6 meses ou de acordo com as orientações do manual do proprietário; 
  4. Substitua a correia dentada periodicamente; 
  5. Faça as manutenções preventivas. 

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