Os motores longitudinais e transversais geram diversas dúvidas entre os motoristas. Pensando nisso, elaboramos um pequeno guia com informações que vão te ajudar a entender as principais características de cada modelo e quais as suas vantagens e desvantagens.
Motores longitudinais e transversais: principais características
- Motores longitudinais
Os motores longitudinais eram comuns em carros mais antigos, que tinham propulsores dianteiros instalados longitudinalmente. Os carros mais populares vendidos no Brasil, como Gol e Santana, eram equipados com motores longitudinais e tinham configurações que permitiam aos usuários maior liberdade na manipulação dos eixos.
Uma das principais características desse modelo é que a tração principal vem instalada no lado traseiro, diminuindo um pouco o desconforto no painel na hora de dirigir.
- Motores transversais
Os motores transversais, comuns em carros mais modernos, oferecem maior leveza ao dirigir. Como esse motor vem instalado paralelo aos eixos das rodas o motorista tem a sensação de um carro mais compacto.
Vantagens e desvantagens dos motores longitudinais e transversais
O motor transversal garante mais espaço na cabine, pois tem o virabrequim diretamente alinhado e conectado às rodas, enquanto o câmbio fica acoplado em uma das extremidades.
Já o motor longitudinal precisa de engrenagens em 90° para chegar até as rodas, o que pode causar pequena perda de energia ou força. Além disso, há redução da distância entre-eixos e, consequente, perda de espaço interno.
Apesar dessas características, é importante ressaltar que as vantagens e desvantagens de cada motor dependem da marca e do modelo de cada automóvel. Por isso, a dica mais importante é avaliar suas expectativas e verificar as compatibilidades entre as funções do carro.
Quer saber mais sobre o mundo automotivo? Continue de olho em nosso blog e acompanhe o Facebook da Bompreço Auto Peças. Caso tenha mais alguma dúvida, deixe um comentário para nossa equipe!