O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) começou a obrigar todos os fabricantes de pneus vendidos no Brasil a usar a etiquetagem de pneus. Essa etiqueta informa ao comprador como o componente se comporta na água, se economiza combustível e quanto barulho faz ao rodar.

O que é o Programa de etiquetagem de pneus?

O Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) foi criado para garantir o padrão de qualidade dos pneus que rodam no Brasil. Ela é semelhante à métrica usada para medir a eficiência energética dos eletrodomésticos e de carros e busca informações parecidas.

O que determina a nova classificação de etiquetagem de pneus

A nova etiquetagem de pneus segue três critérios estabelecidos pelo Inmetro. São eles:

  1. Resistência ao rolamento:

Indica sete níveis de desempenho. Quanto menor a resistência, menor será o consumo de combustível.

  1. Aderência em piso molhado:

Também possui sete níveis de desempenho. Esse fator avalia a distância de frenagem necessária para o veículo parar durante uma emergência em piso molhado.

  1. Ruído:

É medido em decibéis e possui três níveis. Esse indicador avalia o ruído exterior emitido pelo pneu de um veículo.

Etiquetagem de pneus

Etiquetagem de pneus

Benefícios da nova etiquetagem de pneus para o consumidor

As informações trazidas na nova etiquetagem de pneus permitirão que o consumidor tenha mais conhecimento sobre itens de segurança do pneu e impacto sobre o meio ambiente.

  • Eficiência energética: indica a eficiência energética através de teste de resistência ao rolamento.
  • Segurança: indica o nível de segurança em frenagem de emergência através de teste de aderência em solo molhado.
  • Ruído: indica o nível de poluição sonora através de teste de ruído exterior emitido pelo pneu.

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