Escolher o melhor óleo para o motor do carro é um cuidado importante, afinal o fluido tem a função de lubrificar, limpar, refrigerar e proteger as peças do sistema contra o desgaste e a corrosão. No entanto, diante de tantos tipos de lubrificante, cada um com suas características e especificações, essa tarefa pode ser difícil.

Então, pensando nisso, explicamos neste artigo algumas informações básicas e listamos dicas práticas para você escolher o óleo ideal para seu veículo. Confira!

IMPORTÂNCIA DA ESCOLHA DO ÓLEO PARA O MOTOR DO CARRO

Com a evolução da tecnologia automotiva, os motores passaram por uma série de alterações, tanto para melhorar a performance quanto para se adequar às normas ambientais. Como resultado, cada motor passou a ter uma necessidade específica, exigindo mais atenção e cuidados. 

Assim, foram desenvolvidos lubrificantes para atender todos os tipos de carros e manter o motor funcionando corretamente, reduzindo o atrito entre as peças e evitando desgastes prematuros.

TIPOS DE ÓLEO PARA MOTOR 

De acordo com sua origem e composição. existem três tipos principais de óleos no mercado: 

1. Óleo mineral 

Obtido a partir do refino do petróleo bruto, o óleo mineral não tem muito acréscimo de aditivos. É o tipo mais barato e mais simples de óleo, porém apresenta menor durabilidade e resistência, o que exige a troca frequente.  

2. Óleo sintético 

Produzido em laboratório, com moléculas selecionadas e aditivos especiais, o óleo sintético é o tipo mais caro e avançado. Ou seja, ele apresenta maior durabilidade e resistência, podendo ser usado por mais tempo e sendo recomendado para motores modernos e potentes. 

3. Óleo semissintético

Mistura entre o óleo mineral e o óleo sintético, o semissintético possui custo-benefício razoável. Além disso, pode ser usado em motores mais antigos ou menos exigentes, pois equilibra as vantagens e desvantagens dos tipos de óleo citados acima. 

COMO INTERPRETAR A NOMENCLATURA DOS ÓLEOS PARA O MOTOR? 

Os óleos para o motor do carro têm algumas siglas e números em suas embalagens, como 10W40, API SN, ACEA A3/B4, etc. Esses códigos indicam as propriedades e normas de qualidade dos óleos, ajudando a escolher o fluido ideal.

– SAE 

SAE, ou Sociedade de Engenheiros da Mobilidade, em português, é a sigla que classifica a viscosidade dos óleos. Quanto menor for o número, mais fino é o óleo e mais rápido ele flui. Além disso, ela determina se os óleos são:

  • Monoviscosos: com apenas um número, como SAE 30
  • Multiviscosos: com dois grupos de números, como SAE 10W40, em que o primeiro número informa a viscosidade do óleo a baixas temperaturas e o segundo, em altas temperaturas. 

– API

A sigla para Instituto Americano de Petróleo determina os padrões de desempenho e proteção dos óleos para motores a gasolina, representada pela letra S seguida de outra letra (como API SN), e a diesel, que possui uma letra C seguida de outra letra (como API CJ-4). 

– ACEA 

A sigla para Associação dos Fabricantes Europeus de Automóveis estabelece os requisitos mínimos de qualidade dos óleos para os motores europeus. Assim, os óleos para motores a gasolina têm uma letra A seguida de um número (como ACEA A3) e os óleos para motores a diesel trazem a letra B seguida de um número (como ACEA B4). 

DICAS PARA ESCOLHER O ÓLEO IDEAL PARA O CARRO

1. Siga o manual do proprietário

O manual traz todas as informações necessárias sobre o óleo para o motor do carro, como o tipo, a viscosidade e a especificação do que é mais recomendado. Portanto, o ideal é seguir as características técnicas de acordo com a orientação. 

2. Não misture óleos diferentes

Se precisar completar o nível do óleo entre as trocas, use o mesmo tipo e marca do fluido que já está no motor, pois a mistura de óleos com origens, viscosidades ou especificações diferentes pode comprometer o desempenho e a proteção do motor. 

3. Faça a troca do óleo no prazo indicado 

Outro cuidado importante com o óleo para o motor do carro é fazer a troca no tempo ou na quilometragem indicados pelo fabricante. Além disso, é necessário verificar o nível e a aparência do óleo periodicamente e checar também o filtro de óleo

Na hora de comprar o filtro e o óleo para o motor do carro, escolha uma marca de confiança. Na Bompreço Autopeças você encontra o produto ideal para o seu carro com as melhores condições. Fale com nossa equipe pelo Whatsapp ou faça seu orçamento pelo site e aproveite.