Tirar a primeira Carteira Nacional de Habilitação parece ser cada vez mais complicado, pois as etapas mudaram muito, o nível de dificuldade e exigência aumentou e o processo ficou mais complexo. Pensando nisso, selecionamos as principais dicas, normas e informações para ajudar quem vai tirar a CNH.
Informações sobre a primeira Carteira Nacional de Habilitação
A CNH é o documento obrigatório para dirigir no Brasil e sua emissão é feita pelos departamentos de trânsito nos estados e no Distrito Federal. Para começar o processo, as exigências são:
- Idade mínima de 18 anos
- Saber ler e escrever
- Ter carteira de identidade e CPF
Como tirar a primeira Carteira Nacional de Habilitação?
Para começar o processo para a primeira Carteira Nacional de Habilitação, o interessado deve fazer os exames de aptidão física e o teste psicotécnico. Após pegar os resultados positivos, o candidato recebe o número do Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach) e está apto a se matricular em um centro de formação de condutores para fazer as aulas teóricas.
Após agendar a prova teórica e ser aprovado, o aluno recebe uma licença do Detran que autoriza a realização de aulas práticas. Atualmente, as quatro primeiras experiências são no simulador e depois o interessado pega 20 aulas práticas antes de fazer a avaliação final. Caso seja aprovado, o condutor recebe a permissão para dirigir.
A primeira Carteira Nacional de Habilitação tem validade de um ano e depois desse período o motorista recebe a CNH oficial caso não tenha registro de infração grave ou gravíssima.
Categorias para a Carteira Nacional de Habilitação
Conforme definido no Código de Trânsito Brasileiro, as categorias são:
- A: condutor de veículo motorizado de duas ou três rodas, com ou sem carro lateral (motos);
- B: condutor de veículo motorizado não abrangido pela categoria A, com peso bruto total inferior a 3.500 quilos e lotação máxima de oito lugares, além do motorista (automóveis);
- C: condutor de veículo motorizado usado para transporte de carga, com peso bruto superior a 3.500 quilos (caminhões);
- D: condutor de veículo motorizado usado para transporte de passageiros, com lotação superior a oito lugares além do motorista (ônibus e vans, por exemplo);
- E: condutor de combinação de veículos em que a unidade conduzida se enquadre nas categorias B, C ou D e cuja unidade acoplada ou rebocada tenha peso bruto de 6 mil quilos ou mais; ou cuja lotação seja superior a oito lugares; ou, ainda, que seja enquadrado na categoria trailer.
A primeira Carteira Nacional de Trabalho só pode ser retirada nas categorias A, B ou AB. Já para solicitar as categorias C, D ou E, o condutor deve estar habilitado, no mínimo, há um ano na categoria anterior exigida.
Caso tenha alguma dúvida, envie uma mensagem para nós! Acompanhe notícias e novidades sobre o mundo automotivo em nosso blog e fique de olho em nosso perfil no Facebook e no Instagram.