A mancha de óleo que aparece onde você estaciona o carro pode indicar um vazamento de óleo do motor, o que pode prejudicar o funcionamento do veículo. 

No entanto, antes de partir para as conclusões mais comuns, é importante identificar a origem do problema. Pensando nisso, listamos neste artigo os principais componentes do motor e explicamos os prejuízos provocados pelo vazamento de óleo do motor. 

Portanto, para conhecer a composição desse sistema e saber como garantir o melhor desempenho para seu veículo, continue lendo.  

COMPONENTES DO MOTOR DO CARRO 

– Válvulas 

As válvulas de admissão e escape têm a função de abrir para deixar a mistura de ar e combustível entrar ou sair. Assim, durante a compressão e a combustão, as duas ficam fechadas, garantindo que a câmara de combustão fique totalmente vedada.

– Retentor de válvulas 

O retentor de válvulas é uma peça de borracha que impede o vazamento de óleos e lubrificantes, evitando a contaminação do motor.

– Pistão 

Considerado um dos principais componentes do motor, o pistão é responsável por fazer a compressão da mistura de combustível e ar que será queimada na câmara de combustão.

– Anéis do pistão

Os anéis do pistão vedam a borda externa dos pistões e a borda interna dos cilindros de forma deslizante. Dessa forma, a função desse item é impedir que a mistura de combustível e ar escape da câmara de combustão e vaze para o cárter durante compressão e combustão, além de manter o óleo no cárter, evitando um vazamento.

– Velas de ignição 

A vela de ignição produz a centelha que inflama a mistura do ar e do combustível, possibilitando a realização da combustão. 

– Virabrequim 

O virabrequim é responsável pelo movimento dos pistões, garantindo que o veículo se movimente através do eixo cardan.

– Biela 

A biela é produzida em aço forjado e dividida em três partes (cabeça, corpo e pé), que conectam o pistão com o virabrequim

– Mancal 

É o componente responsável por apoiar um eixo e receber a carga do movimento da biela, permitindo que o eixo se mova com o menor nível de atrito.

– Cárter do motor 

O cárter faz o armazenamento e o resfriamento do óleo, além de auxiliar no arrefecimento do bloco do motor. 

– Bomba de óleo 

A bomba de óleo é a peça responsável por toda a lubrificação do motor do carro. Ou seja, ela remove e envia todo o óleo armazenado no cárter para a galeria de lubrificação principal. 

– Bloco do motor 

O bloco do motor tem a função de suportar as explosões e comportar o sistema de arrefecimento e de lubrificação. 

– Camisa de motor 

A camisa de motor é o componente responsável por guiar o curso do conjunto do pistão. Dessa forma, ele aumenta a vedação dos gases gerados no processo de combustão e dissipa as altas temperaturas geradas pelo atrito entre os componentes internos.

– Reservatório e radiador 

O reservatório e o radiador têm a função de resfriar o fluido de arrefecimento que vem do reservatório e passa pelo motor, mantendo o motor na temperatura adequada de funcionamento.

– Bomba d’água

A bomba d’água faz com que o líquido refrigerante circule pelo motor, resfriando o sistema. 

– Cabeçote 

Essa peça controla a entrada e a saída da mistura de combustível e ar dos cilindros que estão junto ao bloco, evitando o superaquecimento no motor e o excesso de fumaça no escapamento.

– Junta do cabeçote 

A junta do cabeçote fica entre o bloco e o cabeçote, unindo as duas partes e mantendo-as estancadas para evitar o vazamento de gases, de fluido de arrefecimento e de óleo lubrificante, mantendo o bom funcionamento do motor.

– Válvula termostática 

Parte do sistema de arrefecimento, a válvula termostática controla a passagem do líquido refrigerante entre o radiador e o motor. Dessa forma, se o motor estiver frio, ela bloqueia a função do radiador, evitando que ele esfrie ainda mais, se o propulsor estiver quente, ela se expande e libera a passagem do líquido refrigerante para o motor, garantindo que ele retorne à temperatura adequada de funcionamento.

– Filtro de ar 

O filtro de ar impede o contato das impurezas existentes no ar quando o oxigênio entra em contato com o combustível, diminuindo o consumo de combustível para produzir a energia necessária para o veículo se movimentar.

– Filtro de combustível 

O filtro de combustível elimina as impurezas presentes no tanque, garantindo que ele chegue aos cilindros de combustão de forma mais pura. 

– Sonda lambda

A sonda lambda mede o oxigênio emitido pelos gases do sistema de escapamento e passa o resultado para os sensores do sistema de injeção eletrônica. Assim, ele indica se a queima do combustível está acontecendo de forma incorreta. 

– Bico injetor

Os bicos injetores têm a função de pulverizar o combustível que será queimado na câmara de combustão do motor.

– Correia dentada 

A correia dentada é a peça que une o virabrequim, na parte inferior do bloco do motor, ao comando de válvulas, na parte de cima do cabeçote. 

– Alternador 

O alternador é conectado ao motor do carro por meio de uma correia e tem a função de transformar a energia mecânica em energia elétrica contínua para alimentar todo o sistema elétrico do automóvel. 

– Bateria

É o item responsável por dar a carga que o veículo precisa para poder dar a partida no motor.

– Motor de partida 

Por fim, temos o motor de partida, que é a peça que possibilita que a ignição ative o arranque do automóvel, permitindo que o motor ligue quando a bateria com carga aplica eletricidade nas velas de ignição. 

PRINCIPAIS PROBLEMAS NO MOTOR DO CARRO  

Como demonstrado acima, o motor é composto por muitas peças, sendo todas relevantes para o bom funcionamento do carro. Afinal, cada componente desse sistema deve entrar em ação para que o veículo entre em movimento. 

Assim, caso as peças não estejam bem lubrificadas, o motor pode apresentar alguns defeitos. Entre os mais comuns está a expansão das peças quando estão quentes, provocando mais atrito e fazendo o motor fundir.

Além disso, um problema recorrente é o vazamento de óleo do motor, que apresenta como causas principais: 

1. Excesso de óleo

A falta de óleo pode prejudicar o motor. No entanto, exagerar ao colocar óleo no sistema pode provocar o descolamento de peças responsáveis pela vedação do cárter, além de liberar fumaça preta pelo escapamento.

2. Problema no tampão do cárter

Normalmente, o tampão do cárter fica aberto depois que a troca de óleo é feita, o que pode gerar vazamentos de óleo do motor. 

3. Defeitos e rachaduras

Em terceiro lugar, temosa presença de trincas em peças do sistema, o que também permite a passagem de gases durante a explosão.

Além disso, é preciso ficar atento a danos nas tampas e defeitos no bujão do cárter, que pode estar solto ou com a rosca danificada.

4. Retentores danificados

O retentor é responsável pela passagem de lubrificantes entre os componentes fixos e móveis do sistema. Portanto, o vazamento de óleo do motor também pode acontecer quando esses componentes estão com problemas ou foram montados de forma inadequada. 

5. Filtro mal encaixado 

Esse vazamento costuma ocorrer durante a troca do filtro e pode ser resultado de falha no encaixe da peça, componente com o tamanho errado para o modelo do carro e problema de rosqueamento no cárter. 

DICAS PARA EVITAR O VAZAMENTO DE ÓLEO DO MOTOR

O vazamento de óleo do motor costuma ser percebido quando o motorista observa uma mancha embaixo do carro. No entanto, além de verificar os sinais que o veículo dá, é necessário adotar algumas práticas para que a manutenção continue sempre em dia:   

  • Verifique o espaço abaixo da transmissão e do motor, pois nem sempre o problema chega ao chão; 
  • Faça a troca do óleo no prazo indicado pelo fabricante e analise o nível da substância;
  • Fique atento ao sistema de arrefecimento, ao sensor de temperatura e ao radiador; 
  • Observe se há cheiro de óleo queimado; 
  • Faça a manutenção preventiva do carro, ou seja: 
  1. Observe a junta do cárter e remova substâncias que estejam agarradas a ela; 
  2. Verifique se a mangueira de óleo está em boas condições e, se necessário, faça a troca; 

Nesse texto você conheceu as principais partes do sistema e entendeu as principais causas do vazamento de óleo do motor. Então, caso tenha alguma dúvida, deixe sua mensagem abaixo.  

Além disso, aproveite as condições especiais da Bompreço Autopeças para cuidar bem do seu veículo.  Fale com nossa equipe pelo Whatsapp ou acesse o site e faça seu orçamento.  

Para ir direto para a página de alguns produtos listados neste artigo, clique nos links abaixo e consulte a peça ideal para o seu veículo: