O sistema de ignição é composto por diversas peças, como os cabos e velas de ignição, que são fundamentais para o funcionamento do motor.
Os cabos e velas de ignição atuam no funcionamento do motor e estão diretamente relacionados à liberação de gases poluentes e ao consumo do combustível.
Mas você sabe quais as funções desses componentes e quando eles devem ser trocados? Neste artigo apresentamos as informações mais importantes sobre o tema e explicamos as principais consequências de falhas em cada um.
Continue a leitura e saiba mais.
COMPONENTES E FUNÇÃO DO SISTEMA DE IGNIÇÃO
Um sistema de ignição convencional é composto por bateria, chave de ignição, bobina de ignição ou distribuidor (em carros antigos), cabos e velas de ignição, que funcionam da seguinte maneira:
A tensão da bateria é intensificada pela bobina e, em seguida, levada pelos cabos até a vela de ignição. Isso cria a faísca que inicia a queima do combustível no cilindro e ativa os pistões, movimentando o motor e, consequentemente, as rodas.
CABOS E VELAS DE IGNIÇÃO: QUAL A FUNÇÃO DE CADA PEÇA?
- VELAS
As velas fazem a troca de calor com o motor e também são responsáveis por iniciar a queima combustível dentro das câmaras de combustão, criando a faísca que leva o pistão para baixo e movimenta o veículo.
Assim, quanto maior a faísca, mais rápida será a partida do motor e menor será o desgaste dos outros componentes, principalmente da bateria.
- CABOS
Os cabos levam a alta tensão produzida pela bobina de ignição até as velas do motor. Dessa forma, caso não estejam funcionando bem, a partida e o funcionamento do motor podem apresentar falhas.
PRINCIPAIS PROBLEMAS CAUSADOS PELO DESGASTE DA IGNIÇÃO
Os primeiros sinais de problema nas velas de ignição são perda de potência do motor, aumento de consumo de combustível e ruídos de detonação quando o motor está em funcionamento.
Além disso, o uso de velas desgastadas também pode causar:
- Marcha lenta desregulada
- Dificuldade na partida
- Menor desempenho em aclives e ultrapassagens
- Corrosão do eletrodo
- Superaquecimento
Os cabos de vela também apresentam defeitos que podem ser facilmente identificados, como rachaduras, encaixe inadequado e ressecamento. Além disso, também é possível verificar:
- Fuga de corrente
- Falha na ignição
- Mau contato na conexão dos cabos por oxidação
- Diminuição de rendimento e falhas no motor
QUANDO TROCAR OS CABOS E VELAS DE IGNIÇÃO?
O manual do carro orienta sobre o intervalo adequado para a manutenção desta peça. No entanto, a recomendação é verificar as velas de ignição a cada 10 mil quilômetros rodados e realizar a troca a cada 50 mil ou 60 km rodados.
Já os cabos de vela não têm uma recomendação específica sobre a quilometragem ideal para a troca dos componentes. A recomendação é avaliar o item quando fizer a revisão do sistema.
CUIDADOS COM O SISTEMA DE IGNIÇÃO
Existem algumas práticas que podem ajudar a evitar os principais problemas provocados pelo desgaste dos cabos e velas de ignição.
No caso das velas, a primeira dica é usar apenas combustível de qualidade, afinal o combustível adulterado pode causar o superaquecimento e a carbonização dos eletrodos.
Além disso, é essencial trocar as velas de ignição dentro dos prazos recomendados e usar apenas peças originais.
Portanto, no caso dos cabos de vela, a orientação é verificar possíveis danos, como o ressecamento natural da borracha que os envolve, que prejudicam o funcionamento do componente.
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