A caixa de direção pode interferir diretamente nas manobras e viradas do veículo. Por isso, é fundamental conhecer os principais problemas na caixa de direção e ter uma noção de como solucionar cada um deles para garantir a segurança ao dirigir.

Importância de identificar problemas na caixa de direção

A caixa de direção é o ponto central de direcionamento das rodas do veículo. Ou seja, ele é responsável por converter a rotação do volante em um movimento horizontal que guia as rodas. Dessa forma, compreende-se que defeitos nesse componente podem interferir na direção do carro e, consequentemente, em sua segurança.

Por isso, é necessário conhecer os problemas mais comuns, saber quais os sinais dados pelo veículo e como resolver cada um deles.

Composição da caixa de direção

  • Volante:

O volante se conecta à caixa de direção por uma coluna. Assim, quando o volante gira, a coluna passa o movimento para frente.

  • Pinhão e cremalheira:

A coluna que conecta o volante à caixa é ligada através do pinhão. Os dentes se unem aos outros componentes da caixa para mudar a direção do volante e a cremalheira transfere a força de giro do pinhão para as rodas laterais. Quando os dentes são empurrados, ela puxa os eixos das duas rodas, levando o carro para direita ou esquerda.

  • Direção assistida:

Esse modelo está se tornando mais comum nos carros atuais. Sua função é compensar a força exigida pelo motorista no volante, facilitando o movimento.

Principais problemas na caixa de direção

  • Folgas na direção:

Esse é um dos mais conhecidos problemas na caixa de direção. Normalmente, ele é causado pelo desgaste de componentes como pinhão e cremalheira. A fim de verificar o sistema, a recomendação é deixar o carro parado, ligar o motor e centralizar a direção.

Em seguida, deve-se girar o volante lentamente para os dois lados para avaliar se há falta de esterçamento nas rodas.

  • Trepidações no volante:

É normal que o volante tenha alguma vibração, porém esse sintoma pode ser sinal de falha na caixa de direção caso o veículo esteja em baixa velocidade e com pouca potência.

Tente alinhar os eixos, fazer o balanceamento e calibrar os pneus. Caso a vibração pare, o problema não está na caixa de direção.

  • Ruídos durante manobras:

Ruídos ao manobrar o carro podem sinalizar problemas na caixa de direção. Diante disso, a dica é ter um mecânico de confiança para avaliar o sistema de direção hidráulica e fazer a troca de peças corretamente.

  • Desajuste nas engrenagens:

De todos os problemas, esse é o mais comum. No entanto, pode ser difícil reconhecer a causa e o tamanho do desgaste. Assim, a dica é usar um scanner automotivo para ter acesso a sinais mais consistentes.

  • Direção dura:

Quando o sistema de direção é elétrico ou hidráulico, não é normal usar muita força para manobrar o carro. Essa complicação pode ser resultante de problemas na caixa de direção.

Tem mais dúvidas sobre problemas na caixa de direção? Deixe sua pergunta em nossos comentários! Para mais dicas como essa, acompanhe nosso blog e confira nossa linha completa de produtos no site.