A suspensão é responsável por absorver as imperfeições do asfalto e manter a estabilidade do carro, proporcionando conforto e segurança para o motorista e os demais ocupantes. Assim, para garantir que ele funcione corretamente, é necessário conhecer os sinais para saber identificar problemas na suspensão.
Tem dúvidas sobre esse assunto? Continue lendo e confira nossas dicas.
IMPORTÂNCIA DE IDENTIFICAR PROBLEMAS NA SUSPENSÃO
Os problemas na suspensão impactam diretamente no desempenho do carro, além de reduzir a vida útil dos componentes e fazer com que o condutor e os passageiros sintam mais os impactos dos buracos.
No entanto, ficar atento aos sinais de problemas na suspensão também é importante por uma questão de segurança. Afinal, quando o sistema apresenta alguma falha, a aderência fica prejudicada e, consequentemente, o carro fica mais exposto a acidentes.
SINAIS DE PROBLEMAS NA SUSPENSÃO DO CARRO
Confira alguns sinais de que é hora de fazer a manutenção do veículo:
1. Barulhos fortes
Os barulhos feitos pela suspensão do veículo podem sinalizar problemas em diversos componentes do sistema, como bieleta, coxins, pivôs e terminais axiais. Afinal, quando uma das peças fica folgada, levando a uma diferença entre a suspensão dianteira e traseira, ocorre um ruído forte.
Para evitar que as peças se desgastem, é recomendado fazer a manutenção preventiva a cada 10 mil quilômetros rodados ou ao observar sons incomuns.
2. Instabilidade na direção
Os problemas na suspensão podem provocar pequenos trancos na carroceria, seja pelo desgaste do amortecedor ou pela falta de alinhamento e balanceamento nas rodas.
Assim, para evitar que o veículo fique desconfortável e instável, a dica é conferir esses dois componentes a cada 10 mil quilômetros rodados.
3. Desgaste acentuado dos pneus
O desgaste excessivo dos pneus é outro sinal de problema na suspensão e pode acontecer por defeito no sistema, falha no amortecedor ou falta de alinhamento e balanceamento das rodas.
Assim, é fundamental manter o sistema em dia para garantir boa dirigibilidade, economia de combustível e segurança para os ocupantes do veículo.
4. Vazamento
Facilmente identificado, esse problema acontece quando o óleo que deveria estar comprimido no amortecedor vaza, deixando sinais no corpo do amortecedor. Nesse caso, para evitar que o componente pare de funcionar, é necessário levar o carro em uma assistência técnica o mais rápido possível.
5. Molas danificadas
Como não faz nenhum barulho, esse problema é mais difícil de ser identificado. Por isso, é importante verificar o desgaste das peças e ficar de olho em alguns sinais, como:
- Perda de altura do veículo;
- Pintura desgastada;
- Ferrugem;
- Trincas;
- Elos batendo.
É fundamental ficar atento a esses sinais de problemas na suspensão, pois as molas ruins podem danificar outras peças, como batentes, amortecedores e rolamentos.
CONCLUSÃO
Caso observe problemas na suspensão ou chegue no período indicado pelo Manual do Fabricante, leve o carro até a sua oficina mecânica de confiança e peça para o mecânico fazer a inspeção de todos os componentes.
Além disso, use apenas produtos originais. Na Bompreço Autopeças você aproveita condições especiais e compra peças de qualidade para garantir que o seu carro continue funcionando corretamente.
Fale com nossa equipe pelo Whatsapp ou acesse o site e faça seu pedido.