A vela é um componente fundamental para o funcionamento adequado do propulsor, seja de injeção eletrônica ou carburador. Por isso, é necessário ficar atento aos sinais de problemas na vela de ignição e conhecer os principais defeitos que podem afetar esse componente. 

Para saber mais e garantir as condições de uso adequadas dessa peça, continue lendo. 

COMO FUNCIONA A VELA DE IGNIÇÃO

A vela de ignição é a peça responsável por gerar a faísca necessária para a combustão. Para isso, ela promove a movimentação do pistão, garantindo o bom funcionamento do motor. 

Dessa forma, a peça está diretamente ligada ao:

  • Consumo de combustível
  • Rendimento do motor
  • Liberação de gases poluentes

SINAIS DE PROBLEMAS NA VELA DE IGNIÇÃO 

1. Dificuldade ao dar a partida 

Um dos principais sinais de problemas na vela de ignição, pode ser percebido quando o motor demora a pegar e dá uma rateada ao virar a chave. 

2. Carro engasgando 

Outro sinal de problema na vela acontece quando você acelera gradativamente e a força do motor não passa de forma estável, levando o carro a dar solavancos. 

3. Perda de desempenho 

Como explicamos, as velas são responsáveis por emitir a centelha que gera a combustão. Por isso, se elas não estiverem em perfeitas condições, não vão conseguir queimar o combustível na frequência correta. Como resultado, as respostas ao acelerador ficam mais lentas e o carro demora a arrancar e embalar.

4. Aumento do consumo de combustível 

Outro sinal de problemas na vela de ignição é o consumo de combustível. Afinal, quando as peças estão desgastadas, a mistura ar/combustível não queima de forma adequada. Consequentemente, o carro bebe mais.

5. Manchas no isolamento do eletrodo 

Fique atento ao surgimento de manchas amareladas no isolamento do eletrodo, pois esses resíduos geralmente são consequência de combustíveis de má qualidade. Assim, quando são submetidos a altas temperaturas, eles podem se tornar condutores e prejudicar o funcionamento da vela.

6. Marcha lenta irregular 

Um sinal comum de problema na vela de ignição é o carro morrer de repente. Essa falha pode ser causada pela carbonização ou efeito fuligem, que é resultado de filtro de ar sujo, ponto de ignição atrasado, vela não compatível ou excesso de combustível. 

PRINCIPAIS PROBLEMAS NA VELA DE IGNIÇÃO

Agora que você já conhece alguns sinais de problemas na vela de ignição, confira os defeitos mais comuns nesse componente.

– Desgaste natural

A vela de ignição, assim como todos os componentes do veículo, sofre um desgaste natural. Isso acontece devido à alta temperatura e à tensão de trabalho, que leva à erosão do eletrodo central e lateral, aumentando a distância entre os componentes e dificultando a formação da faísca.

Dessa forma, pode ocorrer falha na ignição, perda de potência, dificuldade na partida e problema na aceleração.

– Resíduo de chumbo

O resíduo de chumbo é um problema que pode provocar falhas em alta rotação devido à alta temperatura da câmara de combustão. Dessa forma, o defeito, que influencia diretamente no combustível, é detectado pelo surgimento de manchas amareladas no isolamento do eletrodo central, que podem ser foscas ou brilhantes.

– Carbonização seca ou fuliginosa

Os defeitos na vela de ignição também podem resultar em dificuldade na partida a frio e falhas no motor em marcha lenta, o que é causado por diversos problemas, como: 

  • Filtro de ar sujo
  • Ponto de ignição atrasado
  • Combustível de má qualidade
  • Vela de ignição incorreta 

– Desgaste excessivo dos eletrodos

Este problema é resultado do uso de combustíveis ou óleos adulterados, que pode provocar falhas na aceleração e dificuldade na partida.

– Superaquecimento

O superaquecimento acontece, principalmente, pela utilização de velas de ignição incorretas. Como resultado, a temperatura da câmara de combustão eleva, provocando a combustão por incandescência, além de gerar falhas no motor e perda de potência.

– Eletrodos fundidos

Este problema, ocasionado exclusivamente pela alta temperatura na câmara de combustão, é consequência do uso de vela de ignição incorreta e de combustíveis adulterados.

Como resultado, é possível observar falhas no motor, perda de potência e danos ao motor. 

– Carbonização oleosa

Um dos maiores problemas na vela de ignição é a carbonização oleosa, provocada pelo excesso de fluido lubrificante entrando na câmara de combustão. 

O defeito é resultado de danos na vedação dos pistões e nas guias de válvulas, o que indica um vazamento perigoso dentro do veículo.

DICAS PARA MANUTENÇÃO DAS VELAS DE IGNIÇÃO 

Geralmente, a recomendação é trocar as velas de ignição a cada 50 mil ou 60 mil km. No entanto, é fundamental verificar as peças a cada 10 mil km, conferindo sempre o manual do automóvel para saber os intervalos de substituição e as especificações de cada peça.

Além disso, durante a manutenção, peça ao seu mecânico de confiança para avaliar também os cabos e bobinas de ignição para garantir o funcionamento correto do sistema. 

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