A troca do óleo do motor é um cuidado básico que evita perda de potência e superaquecimento. Porém, os motoristas ainda têm muitas dúvidas sobre o momento certo para fazer a substituição e completar o nível, se deve usar aditivo ou não e se o produto pode ser de uma marca diferente. Para te ajudar com essas questões, selecionamos algumas dicas para não errar quando mexer no lubrificante.

Quando fazer a troca do óleo do motor

Para saber o momento certo de fazer a troca do óleo do motor, confira a recomendação no Manual do Proprietário. O prazo varia de carro para carro, porém a substituição é feita, normalmente, a cada 10 mil a 15 mil quilômetros ou seis meses.

Caso o motorista passe muito tempo preso no trânsito, pegue muita estrada ou ruas irregulares ou more em um lugar muito quente, o prazo de troca pode cair pela metade. Por isso, é importante ficar de olho nesses detalhes.

Dicas para não errar na troca do óleo do motor

  • Verifique o óleo

Faça a medição do óleo com o motor frio e o carro parado em local plano. Esse cuidado é importante porque garante que parte do óleo que subiu para o sistema do carro desça de volta para o reservatório.

Para verificar, puxe a vareta de medição e coloque a ponta sobre uma toalha de papel. A marcação do nível é feita em duas pequenas marcas na ponta da vareta, sendo que a que fica mais próxima da ponta da vareta é o nível mínimo. O ideal é o óleo esteja entre as marcas.

  • Complete o nível

Após verificar o nível do óleo e concluir que está baixo, é hora de tomar providências. Se a quilometragem do óleo estiver dentro do indicado, a dica é completar o nível. O produto utilizado pode ser de marca diferente, porém é essencial que seja da mesma especificação, pois isso reflete na viscosidade na partida a frio e de fluidez.

  • Escolha o óleo correto

Na hora de completar ou fazer a troca do óleo do motor, é necessário seguir o que está indicado no Manual do Proprietário, afinal o motor foi desenvolvido para rodar com um óleo específico, garantindo que não ocorra desgaste ou aumento do consumo.

Em casos de emergência, vale usar um óleo que tenha aditivos de nível superior ao do indicado para o seu carro. Em ordem crescente: SG, SH, SJ, SL e SM.

  • Uso de aditivo

Se o carro está utilizando um bom óleo original, não é necessário usar aditivo, pois o óleo foi desenvolvido para vir com um pacote de aditivos balanceado no lubrificante.

Usar mais aditivos pode prejudicar o motor, aumentando a viscosidade do óleo e levando ao entupimento do sistema.

  • Troca do filtro de óleo

O filtro de óleo tem a função de reter parte das impurezas que o óleo retira das peças do motor, acompanhando o desgaste do óleo. Por isso, é indicado trocar o filtro no momento da troca do óleo do motor.

Anote essas dicas e garanta que a troca do óleo do motor seja feita corretamente! Mantenha a revisão em dia e se perceber alguma característica diferente fale com seu mecânico de confiança.

Compre seus produtos na Bompreço Auto Peças e garanta qualidade e facilidade de pagamento. Para mais informações e dicas sobre o mundo automotivo, acompanhe nosso blog e fique de olho no Facebook.