Os discos e pastilhas de freio são peças que atuam em conjunto para que o veículo pare ou reduza a velocidade quando o pedal é acionado.

A revisão do carro é um assunto cada vez mais relevante. Afinal, não basta ter um veículo moderno e bem equipado. É fundamental fazer a manutenção adequada dos itens, garantindo a própria segurança, assim como a de terceiros. Pensando nisso, hoje vamos falar sobre dois componentes presentes na maioria da frota brasileira e que merecem cuidados especiais: discos e pastilhas de freio

Para saber quais sinais indicam que é hora de trocar essas peças e conferir dicas para usar corretamente o sistema de freio, continue a leitura. 

IMPORTÂNCIA DA REVISÃO DOS COMPONENTES DO SISTEMA DE FREIO 

Os discos e pastilhas de freio são responsáveis por criar o atrito que faz o carro reduzir a velocidade ou parar quando o motorista aciona o pedal, projetando a maior parte do peso do veículo sobre o eixo dianteiro. 

O principal motivo para manter esses componentes sempre em dia está relacionado com a segurança ao dirigir. Afinal, as peças são fundamentais para a eficiência do sistema de freio e, caso apresentem defeitos, podem provocar acidentes graves. 

Além disso, a revisão periódica dos discos e da pastilha permite identificar peças com falhas e que precisam ser trocadas, evitando gastos mais altos em decorrência do desgaste incorreto de outros itens. 

CARACTERÍSTICAS DOS DISCOS E PASTILHAS DE FREIO

As pastilhas tocam os discos, criando a fricção necessária para desacelerar as rodas e parar o veículo, o que provoca o desgaste natural de sua superfície. 

Em geral, as pastilhas de freio podem ser: 

  1. Orgânicas

Compostas por celulose e resina fenólica, apresentam coeficiente de atrito satisfatório, conforto razoável e boa performance térmica. No entanto, sua durabilidade é mais baixa. 

  1. Metálicas

Compostas por ligas metálicas, como latão, ferro e alumínio, possuem alto coeficiente de atrito, boa durabilidade e eficiência e maior resistência a altas temperaturas. Porém, garante menor conforto. 

  1. Cerâmicas

Compostas, principalmente, por óxido de alumínio, boro e carboneto de silício, têm grande durabilidade e resistência ao calor. Normalmente, são indicadas para aplicações severas. 

Já os discos de freio são as peças que recebem a pressão criada pelo sistema e geram a desaceleração e a frenagem completa do carro.

Os tipos disponíveis no mercado são: 

  1. Sólido

Usados normalmente no eixo traseiro ou na dianteira em carros leves ou de concepção antiga.

  1. Ventilado

Composto por dois discos sólidos espaçados. Os perfis possuem formato de hélices, que mantêm o disco resfriado quando o carro está em movimento.

  1. Perfurado

Assim como o modelo anterior, é composto por dois corpos com hélices no meio, que auxiliam a refrigeração. Além disso, possui furos na face do disco que ajudam na expulsão de gases provenientes da frenagem. Indicado para condução mais esportiva, com uso mais agressivo do sistema de freio.

  1. Ranhurado

Ventilado com ranhuras que têm a mesma função do disco perfurado, porém com menos área de contato e superfície que remove a sujidade acumulada na superfície das pastilhas.

SINAIS DE DESGASTE NAS PASTILHAS E DISCOS DE FREIO 

  • Pastilhas de freio
Ruídos estranhos

Em primeiro lugar, um dos sintomas mais comuns de desgaste nas pastilhas é o surgimento de ruídos metálicos ao acionar o freio. Esses sons indicam que as pastilhas não estão funcionando corretamente, o que também pode afetar a vida útil dos discos de freio. 

Para saber mais sobre as causas e soluções desses ruídos, leia aqui

Espessura da peça 

Para identificar o desgaste excessivo da pastilha de freio é preciso ficar atento também à espessura mínima do componente, que é de 2mm. A partir dessa marca, o desempenho da peça diminui, comprometendo também a vida útil dos discos. 

Alguns veículos possuem dispositivos que indicam o nível de desgaste das pastilhas de freio e os modelos mais modernos contam com uma sinalização no painel que indica quando o item chega ao limite. 

Perda de eficiência 

A perda de eficiência dos freios, juntamente com o desconforto no pedal, é outro sinal que pode indicar que a pastilha de freio está desgastada e precisa ser trocada. 

Sujeira na parte interna das rodas

Além disso, outro sinal de desgaste excessivo das pastilhas é a presença de grande quantidade de sujeira nas rodas, gerada pelo uso do componente, que solta partículas do material que a compõe quando ocorre o atrito com o disco.

  • Discos de freio
Vibração ao acionar os freios

O contato intenso entre discos e pastilhas de freio forma ondulações na superfície dos discos, resultando em vibrações quando o freio é acionado. Isso pode deixar as frenagens mais instáveis, o que dificulta o controle total do carro. 

Barulhos ao frear

Os ruídos ao acionar o freio podem indicar o desgaste excessivo do disco de freio e o acúmulo de sujeiras entre o disco e a pastilha, o que prejudica a vida útil do sistema. 

Alteração no pedal

O desgaste irregular do disco de freio também pode deixar o pedal mais duro, o que exige que o motorista pise com mais força no freio. Como resultado, é possível perceber que a deterioração está em um estágio bem avançado, prejudicando outros componentes do sistema.

Luz de freio acesa no painel

A luz de freio, representada por um ponto de exclamação entre parênteses, normalmente na cor vermelha, pode sinalizar problema no disco de freio ou em outros componentes do sistema, como fluido de freio ou pastilhas.

QUANDO FAZER A TROCA DOS DISCOS E PASTILHAS? 

Os prazos de revisão e troca de peças são indicados pelo fabricante do veículo no Manual do Proprietário e podem variar de acordo com o modelo. No entanto, existem algumas recomendações gerais: 

  • Para as pastilhas de freio, caso não haja sinal de desgaste excessivo, a dica é substituir a peça a cada 20 mil quilômetros rodados e fazer a manutenção preventiva após 10 mil quilômetros.
  • Para os discos de freio, a recomendação é fazer a manutenção durante a troca das pastilhas e a cada 40 mil quilômetros rodados avaliar a necessidade de substituir os componentes. 
DICAS PARA AUMENTAR A VIDA ÚTIL DO SISTEMA DE FEIO 
  1. Troque o fluido de freio no prazo indicado: normalmente, a recomendação é substituir esse item a 10 mil quilômetros rodados.
  2. Respeite o limite de peso: o excesso de carga aciona os freios com mais intensidade, acarretando em maior desgaste das pastilhas e menor vida útil.
  3. Use também o freio motor: quando possível, prefira diminuir as marchas do carro para reduzir a velocidade, evitando o desgaste das pastilhas de freio.  

Você conheceu as características dos discos e pastilhas de freio e aprendeu quando trocá-los. 

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