Na hora de pegar a estrada, é fundamental garantir que o veículo está com a saúde em dia. Para isso, a dica é fazer a revisão de férias dos itens essenciais.

A manutenção do carro é essencial para garantir o correto funcionamento de todos os componentes automotivos, reduzindo as chances de ter problemas ao pegar a estrada. Pensando nisso, este artigo traz um pequeno guia com orientações para você fazer a revisão de férias e viajar mais tranquilo.  

Ficou interessado? Então continue a leitura e confira! 

IMPORTÂNCIA DE FAZER A REVISÃO ANTES DE VIAJAR 

Como sempre falamos, no blog e em nosso perfil no Instagram e no Facebook, a manutenção preventiva é essencial para avaliar as peças do carro, garantindo que o veículo está funcionando corretamente e ajudando a evitar custos e problemas futuros.

No entanto, mesmo que as revisões automotivas estejam em dia, é importante fazer a revisão de férias antes de viajar. Afinal, alguns problemas podem comprometer a segurança da família, além de impactar na tranquilidade do passeio, pois é muito mais difícil encontrar uma oficina na estrada.

GUIA PARA REVISÃO DE FÉRIAS 

1. Óleo lubrificante e fluidos

O óleo é um item primordial para o funcionamento adequado do motor, pois lubrifica as partes móveis deste componente, como pistões, virabrequim e válvulas, além de atuar no processo de troca térmica com o sistema de arrefecimento.

Dessa forma, com o passar do tempo, é natural que ele carregue resíduos metálicos resultantes do desgaste natural dos componentes e da queima do combustível e da saturação do óleo.

Portanto, é fundamental trocar o óleo do motor no prazo definido pelo fabricante, evitando que o fluido fique mais grosso e perca a capacidade de lubrificação e troca térmica. 

Além disso, é importante substituir o filtro de óleo a cada troca do lubrificante. Assim você evita a contaminação do óleo novo com o vencido e prolonga sua durabilidade. 

No momento da revisão, também é indicado conferir: 

  • Óleo do câmbio;
  • Fluido da direção hidráulica, quando houver;
  • Fluido de freio;
  • Fluido do limpador de para-brisa.

2. Sistema de freios 

O freio em bom estado é essencial para uma viagem segura. Por isso, além do nível de fluído de freio, é importante verificar as condições gerais do sistema, trocar as pastilhas no prazo ou na quilometragem recomendada pelo fabricante e corrigir possíveis falhas.

Outra dica importante é verificar trepidações na frenagem, pois isso pode significar que o disco de freio está empenado e precisa ser substituído. 

3. Suspensão 

Um dos principais cuidados na revisão de férias é verificar o sistema de suspensão, pois ele é responsável pela comodidade dos passageiros e pela estabilidade de direção. Portanto, é indicado avaliar o estado de todos os componentes do sistema, como buchas, molas e amortecedores

Além disso, caso note trepidações excessivas ou desalinhamento do volante, é recomendado fazer o alinhamento e o balanceamento antes de pegar a estrada. 

Como resultado, você garante mais conforto e aumenta a vida útil dos pneus e outros componentes do carro.

4. Correia dentada

A correia dentada é um item fundamental para o funcionamento do motor do carro e, caso ela se rompa, pode ser necessário fazer a retífica desse componente. 

Assim, para evitar que isso aconteça, confira se há trincas e/ou desgastes no componente e faça a troca da peça no prazo recomendado pelo fabricante. 

Em carros com corrente de sincronização, a manutenção é a troca de óleo no período correto.

5. Pneus

O hábito de verificar semanalmente o estado e a pressão dos pneus é fundamental para checar a profundidade dos sulcos e a formação de bolhas nos flancos. 

Porém, esse cuidado é ainda mais importante na revisão de férias. Afinal, a temperatura dos pneus aumenta ao trafegar em estradas, o que eleva a pressão. Caso a calibragem não esteja correta, o pneu pode estourar, causando um acidente grave. 

Ademais, compare o desgaste entre os pneus e faça o rodízio quando for necessário, aumentando sua vida útil. E lembre-se que esses cuidados também valem para o estepe.  

6. Sistema elétrico

Verifique o funcionamento correto dos faróis, lanternas, pisca-alerta e setas, pois esses itens ajudam você a ver bem na estrada e possibilitam que seja visto por outros motoristas. 

Além disso, é importante manter o funcionamento dos faróis e das setas em dia para evitar multas de trânsito. 

7. Motor

O motor, considerado o coração do veículo, deve ser cuidadosamente avaliado na revisão de férias para evitar problemas na estrada, além de um conserto caro. 

Se você vai pegar a estrada, fique de olho em possíveis sinais de que há algo errado com o motor e informe ao seu mecânico de confiança: 

  • Fumaça escura;
  • Perda de potência; 
  • Falhas na hora de dar a partida;
  • Consumo elevado de combustível. 

OUTROS ITENS IMPORTANTES NA REVISÃO DE FÉRIAS 

Palheta do limpador de para-brisa 

Para garantir mais segurança, é importante revisar os limpadores de pára-brisa antes de viajar. Dessa forma, você evita que a chuva tire a visibilidade da estrada.

– Bico injetor

O bico injetor pulveriza o combustível na câmara de combustão do motor, garantindo assim o melhor desempenho do veículo.

Diferente de outros componentes, eles não possuem um prazo para serem trocados. Por isso, é essencial usar apenas combustíveis de qualidade e ficar atento aos sinais de que é hora de fazer a limpeza do bico injetor:

  • Excesso de fumaça;
  • Dificuldade de partida;
  • Aumento do consumo de combustível;
  • Veículo fraco;
  • Falha do motor. 

– Bomba de combustível

A bomba de combustível é responsável por transferir o combustível do tanque aos bicos injetores ou carburadores, mantendo a pressão dele mais alta do que a pressão atmosférica e garantindo que o fluido chegue ao carburador na quantidade certa.

Caso ache que sua bomba está apresentando falhas, fique de olho nestes sinais: 

  • Perda de potência do motor;
  • Gasto excessivo de gasolina;
  • Carro falhando;
  • Motor travando ou não iniciando.

– Sensor de combustível

O sensor de combustível mede a quantidade de álcool ou gasolina existente no tanque, garantindo que o motorista saiba quanto combustível ainda tem e quando deverá completar o tanque.

Dessa forma, ele não corre o risco de ficar parado na rua por falta de combustível, o que pode gerar multa e perda de quatro pontos na CNH.

Agora que você já sabe quais itens devem ser verificados na revisão de férias, é só agendar o horário com seu mecânico de confiança. Para aproveitar as condições especiais da Bompreço Autopeças e cuidar bem do seu carro, fale com nossa equipe pelo Whatsapp ou acesse o site e faça seu orçamento.  

Para ir direto para a página de alguns produtos listados neste artigo, clique nos links abaixo e consulte a peça ideal para o seu veículo: