Com a chegada dos últimos dias de férias, muitas pessoas estão se preparando para sair de viagem. Por isso, além de arrumar as malas, é fundamental fazer a revisão de final de ano para preparar o carro e garantir a segurança de todos. 

Portanto, se você tem dúvidas sobre quais cuidados são necessários para evitar problemas no veículo no período de descanso, confira as dicas que preparamos.   

O QUE VERIFICAR NA REVISÃO DE INÍCIO DE ANO?

1. Óleo lubrificante e fluidos

O óleo lubrifica as peças móveis, como pistões, virabrequim e válvulas, garantindo o funcionamento adequado do motor do carro, e auxilia no processo de troca térmica entre o motor e o sistema de arrefecimento.

Portanto, é recomendado trocar o óleo do motor no prazo definido pela fabricante, substituindo o filtro de óleo a cada troca do lubrificante, além de verificar o óleo do câmbio e o fluido da direção hidráulica, do freio e do limpador de para-brisa.

2. Sistema de freios

Para pegar a estrada com segurança, é muito importante verificar o sistema de freios e ficar atento a alguns pontos fundamentais:

  • Nível de fluído de freio 
  • Barulhos ao pisar no pedal
  • Condição das pastilhas de freio 
  • Trepidações na frenagem 

3. Suspensão

Os cuidados com a suspensão são fundamentais para manter a direção estável, aumentar a vida útil dos pneus e garantir o conforto do motorista e dos passageiros.

Por isso, na hora de fazer a revisão de início de ano, é importante avaliar todos os componentes do sistema e fazer o alinhamento e o balanceamento caso observe trepidações ou desalinhamento do volante.

4. Correia dentada

A correia dentada é fundamental para o funcionamento do motor do carro. Por isso, a orientação é sempre verificar se há trincas ou desgastes no componente e substituir a peça no prazo recomendado. 

5. Pneus

Na hora de fazer a revisão de início de ano, também é importante verificar os pneus e o estepe. Assim, além de avaliar o estado e a pressão desse item semanalmente, é necessário checar a profundidade dos sulcos, a formação de bolhas nos flancos e seguir o valor correto da calibragem. 

6. Sistema elétrico

Antes de pegar a estrada, é essencial verificar o funcionamento dos faróis, lanternas, pisca-alerta e setas. Afinal, esses componentes são fundamentais para enxergar bem a via e para ser visto pelos outros motoristas. 

7. Bateria

Verifique a carga da bateria e substitua-a se necessário. Além disso, certifique-se de que os terminais estejam limpos e bem conectados para garantir o funcionamento correto de todos as peças. 

8. Kit de ferramentas de emergência

Por fim, tenha sempre um kit de ferramentas de emergência no carro, composto por triângulo de sinalização, extintor de incêndio e macaco.

Agora que você já sabe como aproveitar as férias com segurança, é preciso se planejar. Seja para fazer viagens mais curtas ou longas, agende uma visita ao seu mecânico de confiança e compre suas peças na Bompreço Autopeças. 

Fale com nossa equipe pelo Whatsapp ou faça seu orçamento pelo site e aproveite nossas condições.