A revisão de itens do motor é fundamental para garantir o funcionamento adequado do carro. Por isso, é necessário ficar atento aos prazos de troca e acompanhar a verificação de cada item. Para saber como fazer, confira nossas dicas.

Dicas para revisão de itens do motor

Para fazer a revisão de itens do motor, deixe o carro frio e desligado. Em seguida, abra o capô e confira quais componentes verificar:

  • Óleo do motor

Com o motor frio, puxe a vareta medidora do óleo e verifique se o item permanece entre as marcações de nível mínimo e máximo.

Caso esteja abaixo da marcação inferior, é necessário completar o nível do óleo ou levar para fazer a troca em sua oficina de confiança.

  • Óleo do freio

O nível mínimo do óleo de freio é na metade do reservatório. Por isso, se ele estiver abaixo dessa marcação, a recomendação é levar o carro ao mecânico, pois pode indicar vazamento ou que as pastilhas de freio estão desgastadas.

A recomendação é fazer a substituição do óleo de freio a cada 2 anos ou 20.000 km rodados.

  • Reservatório de gasolina

Na hora de fazer a revisão de itens do motor, é preciso ficar atento a todos os detalhes. Nos veículos que têm o reservatório, a recomendação é pedir que o frentista ou mecânico substitua a gasolina presente no tanque mensalmente.

Atenção! O reservatório de gasolina pode ficar vazio caso o veículo esteja em uma cidade em que a temperatura nunca fica abaixo dos 18 graus ou se só anda com gasolina no tanque principal.

  • Bateria

Verifique se há um resíduo branco onde os fios são conectados, pois isso pode indicar vazamento e necessidade de substituição.

Outro ponto que deve ser analisado cuidadosamente é o visor presente na parte superior da bateria. Se ele estiver verde, a bateria está funcionando corretamente; caso esteja preto, a bateria está sem carga e é recomendável levar o carro ao mecânico.

  • Reservatório de água do motor

Um dos pontos mais simples e fundamentais na revisão de itens do motor é a checagem de nível da água. Se o reservatório for arredondado, o nível deve ficar na metade, já nos carros com reservatório quadrado a marcação fica na lateral.

O reservatório deve ser reabastecido apenas até o local indicado e se o nível estiver baixando com frequência a recomendação é levar o carro no mecânico.

Fique atento a esses cuidados e proteja seu carro de possíveis problemas. Para mais dicas e informações sobre o mundo automotivo, acompanhe o blog da Bompreço Auto Peças e fique de olho em nosso Facebook.