O bom estado e a manutenção periódica do sistema hidráulico de freios é primordial para o funcionamento e a segurança do veículo. Afinal, qualquer falha em um de seus componentes pode provocar acidentes graves. Portanto, para garantir a segurança dos motoristas e ocupantes do veículos, contamos a seguir o que verificar na revisão do sistema hidráulico de freio. 

Tem alguma dúvida sobre isso? Continue a leitura e confira!  

POR QUE FAZER A REVISÃO DO SISTEMA HIDRÁULICO DE FREIO?

O freio é um dos principais itens de segurança. Por isso, embora alguns proprietários acreditem que a manutenção implica apenas na troca das pastilhas, é fundamental fazer a revisão completa do sistema hidráulico. 

Nesse sentido, é importante avaliar as condições de todas as peças e acessórios necessários para parar ou reduzir a velocidade do veículo.

QUAIS COMPONENTES VERIFICAR NA REVISÃO DO SISTEMA HIDRÁULICO DE FREIO?

Existem componentes que merecem muita atenção na hora da revisão do sistema hidráulico de freio. Confira: 

– Reservatório de fluido

Os reservatórios de fluidos de freio são resistentes a impactos físicos e intempéries. No entanto, a revisão deve contemplar essa peça, pois o tempo de uso pode levar o item a ressecar e apresentar trincas que levam ao vazamento de óleo.

– Servo freio

O servo freio, responsável por multiplicar a força exercida pelo condutor ao acionar o pedal do freio, tem uma durabilidade alta, chegando até os 120.000 km. Por isso, ela sempre deve ser verificada nas revisões e, em caso de defeitos, o ideal é que seja substituída.

– Cilindro mestre

O cilindro mestre tem a função de pressionar o fluido no sistema. Assim, quando há uma falha nesse componente, que pode levar a vazamentos externos ou internos, a recomendação é trocar a peça. 

– Módulo do ABS

Em veículos com freio ABS, o carro acende um aviso luminoso no painel quando há algum problema e o sistema é desligado. Portanto, durante a revisão do sistema de frenagem, deve ser feito o monitoramento do componente para verificar mau funcionamento ou acionamento de algum aviso.

– Tubulações

As tubulações são peças com a função de conduzir o fluido até as rodas. Sua durabilidade depende da qualidade do produto e da idade do carro, porém podem apresentar corrosão e vazamento do fluido com o passar do tempo. Por isso, é preciso avaliar esses tubos em todas as revisões.

Flexíveis

As mangueiras do sistema hidráulico apresentam grande resistência e podem ser trocadas a cada 5 anos ou 50 mil quilômetros, de acordo com a recomendação da fabricante.

– Pinças de freio

As pinças de freio são peças do sistema a disco em que as pastilhas ficam fixadas, por isso devem estar sempre em bom estado de conservação e funcionamento. Assim, é fundamental verificar se elas estão devidamente afixadas, sem vazamentos ou engripamentos.

– Válvula reguladora

A válvula reguladora nivela a pressão do fluido, evitando desequilíbrio de pressão no sistema. Presente nos freios traseiros, ela deve ser avaliada na revisão para evitar vazamentos.

QUANDO FAZER A REVISÃO DO SISTEMA DE FREIO?

A revisão do sistema hidráulico de freio deve ser feita a cada 6 meses ou, pelo menos, anualmente, independente da quilometragem do veículo. 
Está na hora de fazer a revisão do sistema de freio? Fale com a nossa equipe pelo Whatsapp ou faça seu orçamento no site e garanta as melhores marcas e condições.