É muito comum falarmos sobre a necessidade de fazer o check-up antes de sair para as férias, mas muitos motoristas não sabem a importância da revisão pós-férias e quais cuidados ela envolve, principalmente para quem passou por estradas em más condições e transitou por áreas com areia, maresia ou lama.

Tem dúvidas sobre o tema? Continue lendo para descobrir a importância dessa manutenção e saber quais componentes precisam de atenção. 

IMPORTÂNCIA DA REVISÃO PÓS-FÉRIAS

As más condições das estradas podem causar diversos danos, exigindo a realização de reparos antes de voltar a rodar na cidade. Dessa forma, a revisão pós-férias é altamente recomendável para avaliar o carro e verificar se houve desgaste excessivo de alguma peça. 

Assim, além de verificar os componentes, o check up é importante para adequar as regulagens do veículo. Afinal, ao rodar na cidade, o carro circula com menos passageiros e menos carga. 

PRIMEIROS CUIDADOS AO VOLTAR DAS FÉRIAS  

  • Remova impurezas 

A primeira dica é levar o carro para uma boa lavagem, principalmente na parte de baixo, que é o local que sofre mais agressões. 

  • Procure barro nas rodas 

Além disso, se você passou por estradas de chão, é indicado verificar se há acúmulo de barro nos amortecedores, pois isso pode dificultar a detecção de defeitos, além de mascarar vazamentos e provocar ruídos e vibrações nas rodas.  

  • Fique atento a problemas provocados por maresia

Se você viajou de carro para a praia, fique atento a alguns cuidados: 

  • Incidência de areia nos amortecedores, nas mangueiras de óleo e pastilhas de freio;
  • Faça a limpeza adequada dos componentes para evitar a oxidação das peças pela ação da maresia;
  • Verifique o óleo do motor para saber se ocorreu contaminação por areia.
  • Calibre os pneus 

O Manual do Fabricante informa a calibragem ideal para quando o carro está com e sem bagagem. Por isso, é fundamental calibrar os pneus de acordo com o peso do carro antes de pegar a estrada e ao retornar à cidade.

Outro cuidado fundamental é verificar se os pneus estão dentro do TWI recomendado (1,6 mm) e se é necessário fazer o alinhamento e balanceamento.

QUAIS COMPONENTES VERIFICAR NA REVISÃO PÓS-FÉRIAS? 

  1. Suspensão e amortecedores 

Depois da viagem, é importante inspecionar as buchas da suspensão, amortecedores e terminais de direção para verificar se há algum problema. Fique atento a barulhos que possam sinalizar desgaste ou rompimento no sistema e observe se há oscilação exagerada da carroceria que pode indicar problema nos amortecedores. 

  1. Arrefecimento 

Esse sistema é responsável por manter o carro na temperatura adequada, garantindo o funcionamento ideal do veículo. Portanto, a revisão pós-férias deve incluir a verificação do estado das mangueiras e do líquido de arrefecimento, pois subidas íngremes e muitas horas de trânsito intenso exigem muito do motor.  

  1. Embreagem 

Manter o pé apoiado no pedal durante muito tempo e dirigir com excesso de carga são situações que podem provocar problemas no sistema de embreagem. Por isso, ao voltar para casa é importante observar alguns sinais que podem indicar a necessidade de manutenção no veículo: 

  • Pedal pesado; 
  • Embreagem patinando, 
  • Ruído excessivo; 
  • Trepidação; 
  • Embreagem travada; 
  • Dificuldade no engate da marcha. 
  1. Nível dos lubrificantes 

Outro ponto fundamental na revisão pós-férias é checar o nível do óleo do motor, do fluido de freio e da água do radiador, garantindo que o motor não superaqueça. 

  1. Pintura 

Calor e maresia são grandes vilãs da automotiva. Por isso, se você passou as férias na praia, a dica é lavar o caro ao chegar em casa, além de limpar os componentes internos.

Já agendou a revisão pós-férias para o seu carro? Aproveite as condições especiais da Bompreço Autopeças e compre os itens do seu carro pelo Whatsapp ou acesse o site.