Muitas pessoas já ouviram falar em rodízio dos pneus do carro, mas não sabem como e por que ele deve ser realizado. Pensando nisso, preparamos esse material com informações sobre a importância e dicas de como fazer o rodízio.
Dúvidas frequentes sobre o rodízio dos pneus do carro
- O que é?
Rodízio é a troca de posição dos pneus do carro entre os eixos traseiro e dianteiro. Quando é realizado de forma correta e no prazo indicado, ele prolonga a vida útil do pneu e mantém o desgaste igual.
- Por que fazer o rodízio?
O rodízio dos pneus do carro tem o objetivo de igualar o desgaste natural dos pneus, causado por falta de alinhamento ou calibragem incorreta. Dessa forma, deve ser encarada como uma ação preventiva.
O carro desalinhado promove um desgaste maior em um dos lados da banda de rodagem. Já no caso da calibragem, se estiver com pouca pressão ocorre o desgaste das bordas com mais rapidez e se a pressão estiver acima do ideal o meio da banda de rodagem desgasta primeiro.
Para evitar problemas, a recomendação é checar a calibragem de 15 em 15 dias e conferir o alinhamento em todas as revisões ou no máximo a cada 10 mil km.
- Quando fazer o rodízio dos pneus do carro?
A recomendação é fazer o rodízio dos pneus do carro entre 5 e 10 mil km rodados. Porém, cada montadora ou fabricante tem uma quilometragem ideal, por isso é fundamental verificar o que o manual do proprietário determina.
- O que fazer quando há necessidade de trocar apenas dois pneus?
O ideal é passar os pneus traseiros para a dianteira, pois estes ficam menos gastos, e colocar os novos na traseira. Essa troca garante mais segurança, melhora o sistema de freios e faz com que o veículo não saia da trajetória.
Como fazer o rodízio dos pneus do carro de maneira correta?
- Carros com tração traseira
Os pneus posteriores devem ser colocados para frente em linha reta e os pneus dianteiros devem ir para trás de forma cruzada.
- Carros com tração 4×4
Caso a tração seja inteira, a recomendação é alterar os componentes fazendo um “X”.
- Carros com tração dianteira
Os pneus traseiros passam para frente, invertendo o lado em que estavam e os dianteiros voltam em linha reta para trás.
Dicas importantes sobre o rodízio de pneus do carro
- O estepe de fábrica não pode ser utilizado no rodízio, pois vem com um tamanho menor.
- Pneus de tamanhos diferentes não podem ser trocados entre si.
- Depois do rodízio dos pneus do carro, é essencial fazer o alinhamento e balanceamento para garantir a estabilidade direcional do veículo.
Para mais dicas e informações sobre o mundo automotivo, acompanhe nosso blog e fique de olho no Facebook.