O pneu é fundamental para a eficiência da frenagem e a estabilidade nas curvas, além de suportar todo o peso do carro, garantindo a segurança do motorista e dos demais ocupantes. Para prolongar a vida útil dos pneus e preservar as boas condições de uso, a dica é fazer o rodízio dos pneus e manter a manutenção em dia.

Por que fazer o rodízio dos pneus?

O rodízio de pneus realiza a troca de posição entre os pneus de acordo com as seguintes características:

  • Modelo: radial ou diagonal
  • Tipo: simétrico, assimétrico ou unidirecional
  • Tração do veículo: dianteira, traseira ou tração nas quatro rodas

A principal função do rodízio de pneus é assegurar que cada pneu passe por todas as posições de montagem, equilibrando os desgastes e melhorando o desempenho em termos de dirigibilidade e frenagem.

Como fazer o rodízio dos pneus?

Tração Traseira

Nos carros com tração traseira, os pneus posteriores devem ser levados para frente em linha reta e os frontais vão para trás de forma cruzada. Em caso de tração inteira, basta alterar os componentes em “X”.

Tração Dianteira

Nos carros com tração dianteira o rodízio dos pneus deve ser feito da seguinte forma: os pneus traseiros passam para frente, invertendo os lados e os dianteiros voltam em linha reta para trás.

Pneu Unidirecional

O rodízio dos pneus com desenhos unidirecionais devem ser feito sempre em linha reta.

Quando fazer o rodízio dos pneus?

A recomendação é fazer o rodízio dos pneus a cada oito mil quilômetros para pneus radiais e cinco mil para pneus diagonais ou de acordo com a indicação do Manual do proprietário.

Dicas básicas sobre o rodízio de pneus 

  • Faça o rodízio dos pneus nos prazos indicados.
  • A cada rodízio, faça o alinhamento e o balanceamento.
  • Inclua o estepe no sistema de rodízio.
  • Calibre os pneus toda semana.
  • Caso tenha dois novos pneus, coloque os no eixo traseiro.

Para mais informações sobre como prolongar a vida útil dos pneus, confira nossas dicas aqui. Fique de olho em novidades acessando o nosso blog e confira nosso perfil no Facebook e Instagram.