O sistema de frenagem, responsável por promover a parada do veículo, tem peças fundamentais para manter tudo funcionando corretamente, como sapata e lona de freio.

Esses componentes realizam a frenagem de acordo com os comandos do motorista no pedal. Por isso, é importante conhecer suas características e entender as diferenças entre sapata e lona de freio. 

Confira a seguir e saiba tudo sobre essas peças. 

SAPATA E LONA DE FREIO: CARACTERÍSTICAS

1. SAPATA DE FREIO

As sapatas de freio ficam dentro do tambor e têm a função de fazer pressão sobre as lonas ao receber a força de atuação do cilindro de roda.

Dessa forma, a peça provoca um atrito que ocasiona a desaceleração das rodas e, assim, do veículo.

TIPOS DE SAPATA DE FREIO

Existem dois tipos de sapata de freio no sistema de freio a tambor. A primeira é a sapata primária, que atua quando a aplicação da força acontece no mesmo sentido da rotação do tambor, que promove um contato maior da lona com o tambor e garante um atrito mais forte.

O segundo tipo é a sapata secundária, que aplica a força no sentido contrário ao da rotação do tambor. Dessa forma, há menos atrito.

MANUTENÇÃO DAS SAPATAS DE FREIO

O primeiro sinal de problema nas sapatas de freio é a frenagem. Por isso, é fundamental ficar sempre atento à perda de eficiência na frenagem ou no freio de estacionamento. Além disso, o desgaste nesse componente pode provocar ruídos e vibrações. 

Assim, para evitar esses problemas, a recomendação é revisar a sapata do freio a cada 30 mil quilômetros rodados e fazer a regulagem completa. Assim, é possível manter a eficiência do componente e aumentar sua vida útil.

No entanto, caso sinta que a frenagem está ruim ou observe ruídos na peça, a dica é procurar seu mecânico de confiança. Além disso, fique de olho no manual do fabricante e tire suas dúvidas. 

SAPATA E PASTILHA DE FREIO: QUAL A DIFERENÇA?

Como explicamos acima, a sapata de freio é um componente do sistema de freio a tambor que, geralmente, se localiza nas rodas traseiras. Já as pastilhas atuam em conjunto com os discos de freio.

Essa peça é responsável por complementar o trabalho das pastilhas de freio, que têm a função de gerar o atrito para o veículo desacelerar e, consequentemente, parar.

Outra característica que merece atenção é o prazo para troca dos itens. Normalmente, o desgaste das sapatas é menor que o das pastilhas. Afinal, elas costumam ficar nas rodas traseiras, que sofrem menos pressão nas frenagens do que as dianteiras.

2. LONA DE FREIO

As lonas compõem o sistema geral de frenagem e são responsáveis por provocar atrito com os tambores de freio, promovendo a parada do veículo. Elas estão presentes no sistema de freio de veículos da linha pesada e, normalmente, nas quatro rodas de veículos mais antigos. 

Esse componente, além de causar atrito com o tambor de freio, tem a função de travar as rodas traseiras do carro quando o freio de mão é acionado. 

Para isso, elas trabalham em pares, com cada roda contando com seu próprio dispositivo de frenagem. 

MANUTENÇÃO DAS LONAS DE FREIO

Para identificar se o componente apresenta algum problema, a dica é fazer uma inspeção visual detalhada. Normalmente, o prazo para troca das lonas é maior do que o das pastilhas de freio, pois elas são acionadas com menor frequência. 

A substituição da peça costuma ser feita a cada 50.000 km, mas a cada revisão periódica é importante observar se há algum tipo de desgaste. Por isso, confira a recomendação do manual de fábrica e fique atento a esses sinais: 

  • Diminuição da capacidade de frenagem nas rodas traseiras;
  • Dificuldades para parar o carro com o freio de mão.

Agora que você conferiu as características e diferenças entre sapata e lona de freio, é hora de aproveitar as condições especiais da Bompreço Autopeças para cuidar bem do seu veículo. Fale com nossa equipe pelo Whatsapp ou acesse o site e faça seu orçamento.

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