A manutenção automotiva é essencial para identificar problemas na bateria e trocar o componente sempre que for necessário.  

A bateria é uma peça fundamental para dar partida no veículo e manter o funcionamento de componentes elétricos quando o carro está ligado, como som, travas e alarme. Por isso, é muito importante saber identificar problemas na bateria e adotar práticas para aumentar sua vida útil. 

Tem dúvidas sobre esse assunto? Continue a leitura e saiba tudo sobre esse componente. 

SISTEMA ELÉTRICO: COMPONENTES FUNDAMENTAIS 

1. Alternador 

O alternador converte energia mecânica em energia elétrica e carrega a bateria automotiva. Além disso, ele alimenta os demais equipamentos elétricos e abastece o sistema de ignição eletrônica quando o motor está ligado. 

– Sinais de problema no alternador 

  • Luz da bateria acesa no painel
  • Dificuldade em dar a partida
  • Bateria fraca
  • Barulho alto de correia arranhando
  • Oscilação na intensidade dos faróis e luzes internas com o som ligado.

    – Principais defeitos no alternador

    1.1. Rolamentos ruins

    Além de provocar muito barulho quando o carro é ligado, o atrito provocado por eles pode danificar o estator e o rotor e atingir a mesa retificadora. Dessa forma, a orientação é trocar a peça no momento da revisão ou quando perceber o barulho.

    1.2. Defeito no estator 

    Esse problema normalmente acontece, principalmente, quando o alternador é submetido a esforço excessivo, como acontece quando a bateria descarrega.

    1.3. Mesa retificadora de diodos

    Apresenta falhas, principalmente, quando é feita uma chupeta de bateria errada ou acontece um curto. O principal sinal deste problema é a luz continuar acesa depois de desligar a chave. 

    1.4. Rotor

    Por fim, temos o rotor, no qual o defeito mais comum é o desgaste do coletor.

    2. Regulador de voltagem do alternador

    O regulador de voltagem do alternador ajusta a tensão de saída de energia do alternador para a bateria, garantindo que a tensão varie menos e evite danos ao sistema elétrico do carro.

    Dessa forma, o regulador fornece a voltagem correta para a bateria e para o sistema eletrônico em todas as faixas de rotação, garantindo que apenas a quantidade certa de carga seja direcionada à bateria. 

    – Sinais de problema no regulador 

    • Luz indicadora da bateria do painel nunca acende;
    • Luz indicadora da bateria do painel nunca apaga; 
    • Bateria com excesso de carga.

    SINAIS DE PROBLEMAS NA BATERIA  

    1. Falha ao ligar o carro 

    A falta de energia para acionar o carro é um dos principais sinais de problema na bateria. Isso acontece, normalmente, quando o veículo fica muito tempo estacionado, quando as luzes ou o rádio ficam ligados ou ainda em dias mais frios. 

    2. Barulho fraco do motor 

    Motor com ruído fraco ou baixo pode ser sinal de falha na bateria. Por isso, é importante ficar atento ao funcionamento do veículo e aos barulhos que ele faz. 

    3. Aparelhos elétricos com problemas 

    Quando a bateria está fraca, o rádio, o ar condicionado e o computador de bordo reduzem sua capacidade de funcionamento. Assim, para saber se esse é o problema, observe se esses dispositivos estão lentos. 

    4. Luzes fracas

    Faróis fracos ou instáveis podem ser sinal de energia insuficiente. Dessa forma, é preciso observar atentamente: se as luzes continuarem falhando, o problema pode ser na bateria ou alternador. Mas se eles não acenderem, a lâmpada ou o fusível podem ter queimado. 

    5. Oxidação da bateria

    Com o tempo, os terminais da bateria podem oxidar e se acumular nos eletrodos, impede que as conexões elétricas funcionem e dificulta a partida do carro. 

    Portanto, caso perceba falhas ao ligar o motor, verifique se a bateria oxidou. Se houver acúmulo de resíduos azul-esverdeados, pode ser necessário fazer uma limpeza ou até mesmo substituir a peça. 

    DICAS PARA EVITAR PROBLEMAS NA BATERIA E AUMENTAR SUA VIDA ÚTIL

    • Desligue os componentes elétricos

    Confira se não deixou nenhum aparelho ligado, como rádio, farol, ventilação interna ou adaptador de tomada.

    • Desconecte a bateria dos terminais se o carro for ficar parado

    Caso vá ficar mais de uma semana sem usar o carro, desligue os terminais da bateria para preservar a carga do componente por mais tempo. 

    • Proteja os terminais

    Mantenha a proteção plástica nos terminais positivo e negativo para evitar que objetos metálicos danifiquem a peça ou provoquem um curto-circuito.  

    • Faça revisões no alternador

    Caso a bateria esteja perdendo carga sem um motivo aparente, consulte um mecânico de confiança, pois o alternador pode não estar carregando corretamente.

    Assim, faça as revisões periódicas e respeite a capacidade máxima permitida pelo seu veículo. Além disso, fique atento para que o alternador tenha a mesma amperagem da bateria.

    Ainda tem alguma dúvida sobre problemas na bateria? Deixe sua mensagem abaixo e conte com a experiência da Bompreço Autopeças para cuidar bem do seu carro. Fale com nossa equipe pelo Whatsapp ou acesse o site e faça seu orçamento.  

    Para ir direto para a página dos produtos listados neste artigo, clique nos links abaixo e consulte a peça ideal para o seu veículo: