O motor 1.0 TSI EA211 três-cilindros flex está em quatro modelos da Volkswagen – Up!, Golf, Polo e Virtus – com três configurações diferentes de potência e torque. Confira abaixo as características desse item e conheça os elementos que compõem o sistema de injeção direta do Wolkswagen Up! TSI.

Diferenciais e características do sistema de injeção direta do Wolkswagen Up! TSI

O sistema de injeção direta do Wolkswagen Up! TSI é equipado com turbocompressor, injeção direta de combustível e intercooler integrado ao coletor de admissão e banhado pelo líquido de arrefecimento.

Essas tecnologias têm o objetivo de transformar o motor em uma alternativa a outros de cilindrada maior, porém controlando a emissão de poluentes.

Cuidados essenciais com o sistema de injeção direta do Wolkswagen Up! TSI

Para mexer no sistema de injeção direta do Wolkswagen Up! TSI é fundamental ter conhecimento técnico, domínio dos procedimentos básicos de segurança e equipamentos corretos. Isso é importante porque ele não admite atalhos em seu diagnóstico ou em seu reparo.

Equipamentos do sistema de injeção direta do Wolkswagen Up! TSI

  • Bomba de combustível de baixa pressão

Trabalha por demanda de combustível, entregando ao motor a quantidade de combustível que ele precisa para o funcionamento. Para isso, a bomba trabalha com um módulo específico chamado DECOS (ou “sistema de controle de demanda”), que controla a pressão e a vazão da linha de baixa pressão de acordo com a necessidade do motor.

  • Sensor de etanol

Instalado na linha de baixa pressão para medir a quantidade de etanol na mistura e a temperatura do combustível e informar os dados à unidade de gerenciamento eletrônico do motor por um único sinal digital. Com isso é possível fazer uma regulagem bem fina do tempo de injeção.

  • Bomba de combustível de alta pressão

Recebe o combustível pelo circuito de baixa pressão e o envia para a galeria onde estão os injetores. A haste do êmbolo da bomba de alta pressão é acionada mecanicamente pelo comando de válvulas e por isso é necessário usar o óleo lubrificante do motor recomendado pela Volkswagen.

  • Sensor de pressão da linha de alta

Localizado na extremidade da galeria de combustível, esse equipamento informa ao módulo a pressão exata da tubulação de alta pressão.

  • Injetores de combustível

Instalados diretamente no cabeçote, com a ponta dentro da câmara de combustão, e anel de teflon.

  • Vela de ignição

A vela de ignição tem rosca orientada e anel de vedação sólido. Para garantir a posição correta para o sistema de injeção direta do Wolkswagen Up! TSI deve ser aplicado o torque de aperto de 25 Nm na vela.

  • Sonda lambda

A sonda lambda pré-catalisador do Up! TSI é de banda larga e se distingue visualmente das comuns por ter seis fios do lado do chicote do veículo e cinco do lado do componente. Esse componente também possui uma célula nernst e uma célula de bombeamento de oxigênio, que permite informar a quantidade de oxigênio nos gases de escape de forma mais precisa.

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